Salvador

CAMINHADA DA LIBERDADE MARCA DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

veja
| 18/11/2009 às 08:13
Na próxima sexta-feira (dia 20), a partir das 15h, sairão do Curuzu, na Liberdade, com destino ao Pelourinho, centenas de pessoas num ato político-cultural comemorativo ao Dia Nacional da Consciência Negra e protestando contra a violência urbana, que ceifa diariamente, em todo país, centenas de jovens, sobretudo, negros.

Promovida pelo Fórum de Entidades Negras da Bahia, a Caminhada da Liberdade levantará este ano a bandeira "Basta de Violência". Em meio aos tambores, músicas, danças, palavras de ordem, a Caminhada conclamará a população a mobilizar-se e encontrar estratégias coletivas, públicas, de enfrentamento da violência urbana.


Dados oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS), apresentados na CPI da Violência Urbana, na Câmara Federal, revelam que o número de negros assassinados no Brasil é duas vezes maior do que o de brancos - apesar de cada grupo representar metade da população. Em 2006 e 2007 o número de negros assassinados alcançou 59.896 pessoas. Entre os brancos, o número foi de 29.892 pessoas assassinadas.

"A redução da violência urbana, todos sabem, depende de distribuição de renda e serviços públicos de qualidade, como saúde, educação, transporte, moradia, saneamento, enfim, os direitos básicos dos cidadãos, que não são plenamente atendidos no Brasil", comentou Walmir França, dirigente do Fórum e do bloco afro Os Negões.