Salvador

VOLUNTÁRIAS SOCIAIS OCUPA PALÁCIO DAS ROSAS E INAUGURA MEMORIAL

vide
| 17/11/2009 às 23:24
Primeira dama, Fátima Mendonça, e governador Jaques Wagner, no ato da inauguração
Foto: Adenilson Nunes

O prédio histórico localizado no bairro do Campo Grande, o Palácio das Rosas agora abriga a sede das Voluntárias Sociais da Bahia (VSB), que ganha centralidade e proximidade com a população. A reinauguração do local foi marcada por um coquetel oferecido a autoridades, com a presença da primeira dama do Estado, Fátima Mendonça, também presidente da VSB, e do governador Jaques Wagner.

"Temos mais um prédio histórico sendo preservado e conservado da melhor maneira possível, ou seja, sendo ocupado por uma organização cuja missão é nobre, é melhorar a qualidade de vida da nossa gente por meio de ações alinhadas às nossas políticas públicas", comentou Wagner.


Na ocasião, foi aberto, nas instalações do Palácio, um memorial de fotografias em homenagem às primeiras damas que já presidiram a instituição, em seus 49 anos de existência. São 13 fotos de personalidades como Yolanda Pires, Solange Coelho e Lavínia Magalhães, esta última, fundadora da VSB em março de 1960. "São mulheres que merecem ser lembradas por todo o seu esforço à frente desta instituição, que realiza uma série de programas sociais e educativos com vistas ao bem-estar da população, sobretudo, àquela parcela em situação de vulnerabilidade", pontuo Fátima Mendonça.


A primeira dama enfatizou que a nova sede é um reflexo de muito trabalho desenvolvido pela equipe das Voluntárias, que conta com cerca de 90 funcionários. "Viver não é esperar a chuva passar, mas dançar na chuva. O que realizamos aqui, não é brincadeira", disse ela.


A antiga sede das VSB, no Centro Administrativo da Bahia, será ocupada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) que, por sua vez, funcionava no Palácio das Rosas. A troca objetivou uma mudança espacial e administrativa, aproximando a PGE da Governadoria e as Voluntárias da população.

"Sem dúvida, foi uma mudança positiva, pois centraliza as unidades da Procuradoria num só espaço, otimizando todo o nosso trabalho", afirmou o procurador-geral do Estado, Rui Moraes. "O que vai garantir não só uma melhor acomodação aos funcionários públicos, mas também mais rapidez na defesa dos direitos do Estado e de toda a população", enfatizou Wagner.