Com o tema Consciência Negra na Feira de São Joaquim, o evento será aberto às 10 horas, e contará com uma programação variada para as mulheres presentes à feira, como shows musicais, oficinas de estamparia de camisetas, palestras, aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos sobre a saúde da mulher e samba-de-roda.
Coordenado por Célia dos Humildes, do Fiema, a ação marca a semana da Consciência Negra, que terá seu ponto alto na próxima sexta-feira, dia 20, quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra.
Segundo a coordenadora Executiva do Fiema, Juçara Rosa Araújo, estão previstos shows musicais com a banda A Mulherada, Márcia Short e Paula Azeviche e apresentação de samba-de-roda com As Paparutas da Ilha do Paty. Também serão realizadas palestras sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340), que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, e Educação e Consciência Negra, esta última com a doutora Stael Machado.
Nas oficinas de estamparia em camisetas, as mulheres levarão para casa as blusas produzidas por elas, sem custo algum. As oficinas, com duração de 40 minutos, ocorrerão a cada hora, possibilitando que as interessadas possam participar no momento em que chegarem ao local.
O Fiema é presidido pelo secretário Municipal da Secult, Carlos Soares, sob a gestão de Adriana Nascimento, e conta com a participação de representantes da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), Superintendência de Políticas para Mulheres (SPM), Ministério Público e Movimento das Mulheres. O Fundo Municipal desenvolve diversos projetos na comunidade voltados basicamente para as mulheres.