Salvador

VELÓRIO DE NEGUINHO DO SAMBA ACONTECE NA SEDE DA BANDA DIDÁ

Vide
| 31/10/2009 às 17:18
Sepultamento de Neguinho do Samba será na terça-feira, no Jardim da Saudade
Foto: Fernando Vivas/ A Tarde

  (Atualizada dia 1/11, às 16h)

Familiares e amigos se despedem de Antonio Luís Alves de Souza, o Neguinho do Samba, 54 anos, que morreu neste sábado, 31, neste domingo, 1º. O velório acontece na casa do músico, na sede da Didá, no Pelourinho, neste domingo e segunda, 2. O enterro só será na terça, 3, já que parentes aguardam a chegada de um dos sete filhos de Neguinho, que mora na Itália. A cerimônia está marcada para às 14 horas, no Cemitério Jardim da Saudade.

O músico, conforme a família, vinha reclamando da saúda nos últimos 15 dias. Na madrugada deste sábado, ele passou mal e procurou atendimento no posto médico de Pernambués, onde foi medicado e liberado. Durante a tarde de sábado, ele voltou a passar mal em casa e morreu.

"Recebemos a notícia com muito pesar. Ficamos órfãos do mestre. Ele foi uma figura importantíssima para a cultura da Bahia. Foi com a fusão do samba  baiano com o reggae jamaicano que a Bahia ficou conhecida internacionalmente. Mas, felizmente, ele conseguiu passar sua sabedoria para muitos jovens", lamentou Nelson Mendes, diretor artístico do Olodum.



(Matéria 31/11 às 17h18min)

Antonio Luís de Souza, 54 anos, mais conhecido como Neguinho do Samba, morreu no início da tarde deste sábado, 31, em Salvador, vítima de infarto. Segundo informações da família, Neguinho sofria de insuficiência cardíaca e diabetes e já vinha reclamando da saúde nos últimos 15 dias.

Nesta madrugada, por volta das 3 horas, o músico sentiu um mal estar e foi de táxi ao posto médico de Pernambués. No local, ele foi medicado e retornou à sua residência, no Pelourinho, voltando a se sentir mal no início desta tarde, quando faleceu.


O músico chegou a pedir ajuda a uma de suas filhas, que imediatamente chamou o Samu, mas quando o serviço médico chegou ao local, o artista já não tinha sinais vitais. O velório será no salão da Associação Educativa e Cultural Didá, no Pelourinho. O dia e local do sepultamento do músico ainda não foi informado. A família aguarda a resposta de um dos sete filhos do maestro, que atualmente reside na Itália.


Neguinho do Samba
 
Fundador da escola de percussão do Olodum e do bloco Didá, ele também foi o inventor do ritmo "samba-reggae", modificando tambores para conseguir afinações e sonoridades diferentes, criando um ritmo musical único, com a cara da Bahia.


Filho de um tocador de "bongô" e de uma lavadeira, Neguinho desde cedo treinava percussão tocando nas bacias de alumínio de sua mãe. Foi eletricista, ferreiro e camelô. Sua música chegou a ser internacionalmente reconhecida.

Maestro do Olodum, tocou com David Byrne, Paul Simon e Michael Jackson. Com Simon, o Olodum gravou o CD The Rhythm of the Saints, em 1990. Feliz com o resultado do trabalho, Simon procurou o músico e lhe ofereceu um carro importado como forma de agradecimento. Neguinho agradeceu a oferta, mas preferiu mudar o presente, e, em vez de um carro, escolheu uma casa no Pelourinho, no mesmo valor, onde fundou sua escola.

Neguinho do Samba aparece no clipe de Michael Jackson They Don't Care About Us, vestido nas cores do pan-africanismo (verde, amarelo e vermelho) regendo os percussionistas do Olodum. Assista: