A Prefeitura de Lauro de Freitas decretou luto oficial de dois dias pela morte de Mayra Landim Ricci. Muito querida no município, onde foi servidora municipal e implantou o Orçamento Participativo, Mayra morreu jovem, aos 45 anos, vítima de infarto, na madrugada desta quinta-feira.
Como coordenadora do OP, fincou as bases do programa que é a marca da gestão municipal, experiência que trouxe da Prefeitura de Alagoinhas, onde também atuou, e traduzia agora para o mundo acadêmico em doutorado na Espanha. Profissional dedicada, pesquisadora incansável das relações sociais na esfera pública, Mayra ocupava atualmente a Chefia de Gabinete da Secretaria Estadual de Relações Institucionais, a convite do governador Jaques Wagner.
A prefeita Moema Gramacho fala de Mayra com carinho. "Uma pessoa linda em todos os aspectos, competente, amiga, companheira que muito nos ajudou a inaugurar o Orçamento Participativo em Lauro de Freitas e o abraçou com compromisso e a dedicação que era um traço muito dela em tudo o que fazia. Difícil compreender isso, a não ser que Deus queira um presente. Mayra é um presente pra Deus".
Conselheiros do OP e moradores do município que começaram a entender a participação popular pelas mãos de Mayra também lamentam. "Pessoa extremamente inteligente, habilidosa no trato com as pessoas, valorizava o indivíduo, com as suas qualidades. Mayra dava espaço para as pessoas se sentirem bem. Dela fica o exemplo do trato com as coisas públicas e a valorização do coletivo. Um ser humano fantástico", define Roberto Abenhusen, morador e conselheiro do OP 2005.
Apaixonada pela participação popular, Mayra aprofundou suas pesquisas com o OP do município, mas o encanto era antigo, como lembra o ex-prefeito de Alagoinhas, Joseildo Ramos. "Conheci Mayra por indicação do companheiro Zilton Rocha. Ela me foi apresentada como alguém que queria conhecer o Orçamento Participativo de Alagoinhas.
A sua forma de lidar com as pessoas e sua obstinação me chamaram a atenção. Mas, apesar de obstinada, Mayra era uma pessoa meiga, doce, envolvente. Ela sempre foi militante, sonhadora e preocupada com o bem estar de todos, sem distinção. São marcas que ela vai deixar para sempre".
Depoimentos:
"Mayra estará sempre em nossa memória e em nosso coração. Linda, ficou como exemplo de pessoa comprometida com o fortalecimento da democracia, especialmente em Lauro de Freitas, onde, com muita competência, coordenou os primeiros passos do nosso Orçamento Participativo".
Maria de Lourdes Lobo, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.
"Este é, sem sombra de dúvidas, um dia muito triste para mim! Ao longo desta minha caminhada, conheci poucas pessoas, com a energia, o comprometimento e a alegria tão estampada no rosto como Mayra. Seu jeito carinhoso de lidar não apenas com os colegas, mas, principalmente com a população, foram elementos fundamentais para o êxito do nosso principal programa de governo: o Orçamento Participativo. Fará muita falta a todos que a conheceram e aprenderam a amá-la".
Ápio Vinagre, secretário municipal de Governo.
"Quero lembrar dela pela sua alegria contagiante, pelo seu olhar de pirilampo, pelo som de voz alegre. Ela deixa muitos amigos e vai brilhar com as estrelas junto a Deus". Marcelo Cerqueira, diretor do CTA/SAE de Lauro de Freitas.