Salvador

PELLEGRINO DIZ QUE TRÁFICO É CAUSA DE 80% DOS CASOS DE VIOLÊNCIA NA BA

Acompanhe
| 16/09/2009 às 18:58

O secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos da Bahia, Nelson Pellegrino, declarou na tarde desta quarta-feira (16), em depoimento à CPI da Violência Urbana da Câmara dos Deputados, que 80% dos casos de violência na Bahia estão relacionados ao tráfico de drogas. Ele exemplificou que são crimes de morte de quem quebrou pacto ou disputa por pontos de drogas.


Pellegrino acrescentou que a ação do estado contra bandidos que queimaram ônibus em Salvador foi para tirar os chefes do tráfico da capital. O secretário informou que 15 presos, entre eles o traficante Cláudio Campanha, já foram transferidos para presídios de segurança máxima.


Ele descartou a conexão do tráfico da Bahia com os traficantes do Rio de Janeiro e de São Paulo. "Os bandidos [que queimaram ônibus] reagiram à ação da polícia, que não aceita acordo de paz com bandidagem."


Pellegrino defendeu a tese de que os presídios devem ficar em área de exclusão para serem monitorados 24 horas, sem direito a sigilo telefônico. A onda de violência em Salvador com ataques criminosos a módulos policiais, PMs e ônibus teve início no dia 7 de setembro, em represália à transferência do traficante Cláudio Campanha para o presídio de Mato Grosso do Sul. O saldo foi de dez bandidos mortos, 13 ônibus destruídos, 19 pessoas presas e três militares baleados.

(com informações da Agência Câmara)