Salvador

SARGENTO PM AMEAÇA MULHER EM SOLENIDADE A MARIA DA PENHA NA CÂMARA

Vide
| 11/09/2009 às 15:04
Maria da Penha foi homenageada na Câmara de Salvador nesta sexta-feira
Foto: ASCOM / CÂMARA
A sessão especial desta sexta, que concedeu o Título de Cidadã da Cidade do Salvador para Maria da Penha Maia Fernandes, que dá nome a Lei nº 11.340/06, que protege as mulheres contra qualquer tipo de violência, foi marcada por uma confusão na saída do plenário da Câmara.

O sargento da Polícia Militar, Nivaldo Pereira do Nascimento, fardado e armado, ameaçou e constrangeu a sua companheira, Valdeci Aquino dos Santos, na frente das autoridades presentes no evento, por causa do fim do relacionamento de nove anos.

    

A juíza da Vara de Violência Doméstica e Familiar de Salvador, Márcia Lisboa, percebeu o constrangimento da vítima, que é integrante da banda Mulherada que se apresentou na sessão, e a chamou em particular para saber o que se tratava. "Ele foi muito arrogante no tratamento quando fui conversar com ela", afirmou referindo-se ao sargento.


     PODERÁ SER PRESTA

     A atitude do PM da 40ª Companhia de Amaralina foi considera "absurda" pela juíza e informou que já havia uma medida protetiva, concedida por ela mesma, que prevê que Nivaldo não pode ficar a menos de 500 metros da juíza. "Se ele descumprir a medida poderá ser preso há qualquer momento".


     Valdeci, inclusive, já havia prestado queixa contra o agressor e está sendo assistida pelo Centro de Referência Loreta Valadares e continuará sendo acompanhada por uma assistente social e uma psicóloga.


Sessão 

A mais nova cidadã de Salvador, Maria da Penha, não foi a única homenageada, na Câmara Municipal. As mulheres que chegavam ao plenário foram recebidas com rosas vermelhas, em um gesto de valorização da mulher e de seus direitos. Cada flor foi acompanhada de uma cartilha sobre os direitos trazidos pela Lei 11.340/06, mais conhecida como Lei Maria da Penha. Dentro da Câmara, uma faixa com a mensagem:

"Não se bate em mulher nem com uma flor".

A solenidade de entrega do Título de Cidadã e da Comenda Maria Quitéria contou com a presença de representantes de órgãos e instituições que atuam na defesa dos direitos da mulher e na implementação efetiva da Lei Maria da Penha. (Marivaldo Filho, repórter)