No início da tarde desta quinta-feira, 10, na Base Aérea de Salvador, 14 pessoas ligadas ao Comando da Paz, facção criminosa comandada por Cláudio Campanha, estarão sendo transferidas, em um avião da FAB, para a penitenciária federal de segurança máxima de Catanduva, no Paraná.
O grupo é acusado de estar por trás dos distúrbios dos últimos dias, promovidos em represália à transferência do líder do tráfico de droga Cláudio Campanha para outra penitenciária de segurança máxima. Em Catanduva já se encontra o traficante Perna.
A onda de violência em Salvador chega ao quarto dia contabilizando dois novos atentados a módulos policiais, que aconteceram no final da noite desta quarta-feira, 9, totalizando o número de nove unidades destruídas por bandidos desde o início da ação
A ação dos bandidos - iniciada, segundo o governo do estado, em represália à transferência do traficante Cláudio Campanha para um presídio de segurança máxima em Mato Grosso do Sul - atingiu diversos bairros da capital baiana como Uruguai, Águas Claras, Federação, Engenho Velho da Federação, Trobogy, Mussurunga, Valéria, Ilha de São João, Fazenda Coutos, Alto de Coutos, Ribeira, Pirajá, Jaguaripe II, Fazenda Grande II, Pernambués e Largo do Tamarineiro.
Até o momento, já são 12 ataques a coletivos e 9 módulos policiais. O governo do estado afirma que a situação está sob controle. Desde a noite da última terça-feira, a maioria das unidades policiais fica vazia por determinação do comando da PM. A orientação é que o policiais realizem rondas nos bairros. O objetivo seria intensificar a presença dos profissionais na rua já que eles são os principais alvos das ações criminosas.
Na manhã desta quinta-feira, 10, durante a posse do novo secretário da Ciência e Tecnologia, o governador Wagner descartou, mais uma vez, a possibilidade de solicitar ao Ministério da Justiça a Força Nacional de Segurança. Entende o governador que a FNS tem muitos integrantes da Bahia, mas, não há necessidade disso.
"Se necessário chamo a PF, o Éxército, a Aeronáutica, mas, não é esse o momento", frisou.