Salvador

PROJOVEM DE ITABUNA ATENDE 799 ESTUDANTES COM DISTORÇÃO DE IDADE

vide
| 21/08/2009 às 16:14
Em Itabuna funcionam 5 projovens em lugares diferentes
Foto: Waldyr Gomes
  (Por Erivaldo Bonfim)


"No programa, estou tendo a oportunidade de uma formação diferenciada, absorvendo conhecimentos que são importantes para o mercado de trabalho". Essa opinião da estudante Dayse Gomes de Souza, moradora do bairro Santo Antonio, talvez pudesse sintetizar o Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Urbano: Conhecimento e Oportunidade Para Todos.

        
Além de Dayse, o ProJovem atende em Itabuna outros 799 alunos com distorção de idade e série, na faixa etária dos 18 aos 29 anos. A estudante ressalta que o Programa foi à oportunidade que ela precisava para retornar à sala de aula. "A partir dos diferenciais do ProJovem, a exemplo do curso de informática, me senti estimulada a retomar os estudos", revela.


O Programa é uma iniciativa do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Juventude, que vem sendo implementado pela Secretaria Municipal de Educação. Em Itabuna, estão funcionando cinco núcleos - Caic Jorge Amado, Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (Imeam), Escola Raimundo Jerônimo Machado, Escola Flávio Simões e Escola Ana Francisca Messias (espaço 1).


         NA SALA DE AULAS

        Quem também faz questão de tecer elogios ao ProJovem é o estudante Robert Nascimento dos Santos. Freqüentando o núcleo da Escola Flávio Simões, no bairro da Califórnia, ele revela que há quatro anos estava fora da sala de aula. "A partir dos 13 anos, quando comecei a trabalhar não tinha como conciliar escola-trabalho e, com o tempo, me sentir desestimulado a continuar estudante".


        "Com o ProJovem surgiu essa possibilidade de conciliação. Além disto, o programa está me proporcionando melhor qualificação para o mercado de trabalho, sem falar da infraestrutura disponibilizada, com excelentes professores com uma nova proposta de ensino", garante Robert Santos.

 

Segunda etapa

 

A Secretaria de Educação está oferecendo mais 800 vagas para a segunda entrada do Projovem, que tem como meta matricular 2,4 mil alunos em três etapas no período de 2008 a 2010. As aulas para os novos estudantes será iniciado em outubro, e tem duração de 18 meses, oferecendo formação no ensino fundamental, material pedagógico, merenda escolar e auxílio de R$ 100,00 por mês. O Projovem busca oferecer oportunidade para que os jovens experimentem novas formas de interação, se apropriem de novos conhecimentos.