Salvador

MAIS DE 100 GATOS DO CAMPUS UEFS SERÃO CASTRADOS EM FEIRA DE SANTANA

Santo pai!
| 14/08/2009 às 18:20
Superpopulação de gatos no Campus da UEFS vira problema de saúde pública
Foto: ACM

Mais de 100 gatos e alguns cachorros que vivem no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) serão castrados, nos dias 29 e 30 deste mês.

A intervenção cirúrgica será desenvolvida por médicos veterinários do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) e de clínicas particulares, visando controlar a crescente população de animais soltos no campus universitário.


A castração será realizada em duas etapas. Começa na tarde do dia 29, com os trabalhos focados nos animais machos. Já no segundo dia, as fêmeas serão conduzidas, durante todo o dia, para as clínicas veterinárias visando a realização dos trabalho.

A coordenadora do Centro Municipal de Controle de Zoonoses, a médica veterinária Mirza Carvalho Santana, explica que a medida faz parte de um projeto piloto visando controlar a superpopulação de animais, principalmente gatos, existente no campus da Uefs. Ao longo dos últimos meses, os animais vêm sendo abandonados no campus universitário por moradores de bairros circunvizinhos à universidade.


VACINAÇÃO

Durante a castração, os médicos veterinários ainda vão realizar a vacinação anti-rábica em gatos e cachorros. Além disso, a colocação de microchips visando facilitar a identificação dos animais.

A medida, inédita na cidade, visa, a princípio, somente conter o crescimento descontrolado da população de cães e gatos no campus universitário. Entretanto, uma segunda etapa poderá ser desenvolvida pela equipe de médicos veterinários, nos bairros vizinhos, caso a população continue soltando mais animais no campus universitário.


Neste caso, o trabalho seria desenvolvido juntamente com uma campanha educativa alertando para os problemas que a posse irresponsável destes animais pode provocar à comunidade.