Nas duas cidades, o evento contou com uma mesa redonda sobre as atribuições e o mercado de trabalho para os profissionais. Na capital baiana, a mesa foi formada pela nutricionista Valdinete de Araújo, que falou sobre a importância da atuação do técnico junto ao nutricionista; a TND Lívia Paim, que apresentou áreas diferentes de atuação dos técnicos e a representante do CRN-5, a fiscal Izabelle Gasparini Cardoso, que abordou questões ligadas à legislação profissional. Em Aracaju, a nutricionista Janine Márcia Santos (vice-presidente de CRN-5) e a técnica Ivoneide Lima formaram a mesa redonda juntamente com a fiscal Izabelle.
Técnicos comporão
Quadro Técnico das empresas
Segundo a coordenadora técnica da unidade de Fiscalização do CRN-5, Mariluze Pinho Bahia, um dos destaques dos eventos foi a discussão do ato normativo sobre a inclusão do Técnico em Nutrição e Dietética no Quadro Técnico (QT) das empresas. Atualmente, apenas os nutricionistas podem compor esse QT.
Mas o Conselho está preparando uma Portaria que incluirá os TNDs da Bahia e de Sergipe. A partir da instauração do ato, os técnicos, respeitando suas atribuições e orientados por nutricionistas, terão mais oportunidades no mercado de trabalho, explica. Os técnicos aplaudiram a novidade