Inicialmente o CRC irá capacitar 60 jovens de baixa renda para recuperação de computadores. Ao final do curso, eles estarão aptos para atuar no mercado de trabalho. De acordo com a Secti, o centro é mais uma ação do programa Cidadania Digital e integra o projeto Computadores para Inclusão, do Governo Federal. Para a prefeita Moema Gramacho, o projeto faz mais do que gerar emprego e renda. "Quando nosso jovem se qualifica e se torna competitivo no mercado, ele se afasta da violência, da criminalidade", completou.
Mas além do social e econômico, o programa tem como ponto principal o viés ambiental. Segundo Ildes Ferreira, a recuperação dos equipamentos eletrônicos reduzirá o impacto nos aterros sanitários. "O lixo tecnológico aumenta o problema de gestão dos resíduos, porque ali tem cobre, baterias poluentes e até ouro", reiterou o secretário estadual.
Portal da Transparência
A prefeita Moema Gramacho também fez o lançamento do Portal da Transparência, o primeiro de um município no país. Idealizado e organizado pela Controladoria Geral do Município, o site contém todas as informações sobre arrecadação e gastos públicos, convênios, licitações, contratos e reforça o caráter de participação e transparência da atual gestão.
Segundo o controlador Kivio Dias, o portal ainda facilita a participação do empresariado nos pregões eletrônicos e disponibiliza para todos o Diário Oficial do Município "on line". "Saímos na frente, no atendimento à lei sancionada pelo presidente Lula que determina a criação deste tipo de serviço nas mais de 5 mil cidades do país", completou Kivio Dias.