Salvador

PROTESTO NO SALVADOR SHOPPING CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO EMPREGO

Vide
| 24/07/2009 às 11:38
Manifestantes apoiados pela CUT gritaram palavras de ordem e pedindo "Reparação Já"
Foto: BJÁ
  Três dezenas de trabalhadores organizados pelo Fórum de Combate a Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho promoveram nesta sexta-feira, 24, uma manifestação de protesto nos corredores do Salvador Shopping, com palavras de ordem do tipo "Salvador Shopping é racista" e "Reparação Já", exigindo maior espaço para os negros nos postos de trabalho do empreendimento.

  Com apoio do Atitude Quilombola, CUT, MNU, Instituto Búzios, Conen e Gaeec (Grupo de Arte-Educação, Esporte e Cultura), os manifestantes denunciaram a discriminação racial nos postos de trabalho e distribuiram um panfleto mostrando que, de acordo com dados do DIEESE a população negra se encontra em larga desvantagem na RMS no item relacionado ao emprego e renda.

    Proposto no seminário "Onde Estão os Negros no Mercado de Trabalho?", realizado pelo grupo Atitude Quilombola, no último dia 13 de maio, o Fórum de Combate à Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho foi lançado durante o desfile do 02 de Julho, entre a Lapinha e o Terreiro de Jesus, quando os militantes conduziram faixas e distribuíram um manifesto.

  MANIFESTAÇÃO

  Os manifestantes foram acompanhados de perto pelos seguranças do Shopping e a manifestação foi pacífica, pelo menos até às 11h35min, quando o BJá acompanhou o desenrolar dos acontecimentos.

  Para Germano Santos, cliente que se encontrava no Bompreço, a manifestação "é válida porque na Bahia a discriminação existe e incomoda bastante", comentou sem muita empolgação. 

  A rigor, a atitude dos trabalhadores em lojas e outros do Salvador Shopping foi de passividade diante da manifestação. Só num momento aconteceram aplausos de clientes a iniciativa da CUT.