Salvador

PREFEITO DE ITAPETINGA QUER 500 CASAS DO MINHA VIDA NO SEU MUNICÍPIO

Vide
| 21/07/2009 às 11:15
A prefeitura de Itapetinga quer reduzir o déficit habitacional no município  com a construção de 500 novas casas através do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal. O prefeito do município do sudoeste baiano, José Carlos Moura, já assinou o termo de adesão ao programa do governo federal.
 
"Contabilizamos 8950 pessoas interessadas. Antes, de forma democrática e participativa, reunimos a população para informar quais os critérios para a inclusão no projeto", informou o prefeito  José Carlos Moura(PT),  "sabemos que não será possível atender a todos os pedidos nesse momento",completa.


 Durante duas semanas a prefeitura desenvolveu o processo de cadastramento em vários bairros e na principal unidade industrial do município, a fábrica da Vulcabras/Azaléia. O processo foi comandado pela Secretaria Municipal de Planejamento com a participação do gerente local da Caixa Econômica Federal(CEF),Pedro Rosa.

"Conseguimos reunir duas mil pessoas em uma audiência pública. Nunca houve em toda a história do município tamanha mobilização popular em torno de um projeto", ressalta o secretário de Planejamento, André Dantas.


Todo esse interesse tem uma explicação. Itapetinga tem um déficit habitacional de 3.211 moradias, segundo dados de 2000 do IBGE. O número, considerado defasado devido ao crescimento do município, será encaminhado ao Ministério das Cidades, responsável pela execução do programa, que visa sanar 14% do déficit habitacional brasileiro. "Esperamos reduzir nosso déficit em 500 unidades. Esse número está dentro do que prevê o programa em nível nacional", afirma o prefeito José Carlos Moura (PT). 


Projetos


Além do "Minha casa, minha vida", José  Carlos Moura busca outros projetos para Itapetinga. O município espera implantar, em breve, uma nova unidade hospitalar, um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão(SAC), e obras de pavimentação e esgotamento sanitário para a cidade.