Salvador

SANTO ANTONIO DE JESUS ORGANIZA III EDIÇÃO DE CONGRESSO EDUCADORES

Vide
| 14/07/2009 às 16:04
Criatividade + Ação = Inovação é o tema do congresso
Foto:
   A Administração de Santo Antônio de Jesus, através da Secretaria Municipal de Educação, realizará nos dias 17 e 18 de agosto, no Clube dos 100, a terceira edição do Congresso de Educadores. O objetivo é promover a troca de experiências entre professores de diversos níveis e modalidades, possibilitar o conhecimento de práticas educativas inovadoras, além de criar soluções criativas para atender a demanda educacional.


  Já conhecido por contar com a participação de palestrantes renomados no cenário nacional,  o evento é aguardado com grande expectativa, não só por educadores de Santo Antônio de Jesus, mas também de toda a Região.

Ano passado, se apresentaram o Educador e Filósofo, Gabriel Chalita; a atriz da TV Globo e Poetisa, Elisa Lucinda; o Educador, Alfredo Rocha; o Professor e autor do livro O Segredo de Luíza, Fernando Dolabella; além da Filósofa e Mestre em Educação, Tânia Zagury.


"O Congresso é uma grande ferramenta para estarmos sempre nos renovando. Já estou ansiosa para saber as surpresas que a Secretaria está preparando para nós educadores", disse a Diretora da Rede Municipal, Altamira Brito.


CONTEXTO

Este ano, o tema abordado será Criativação: Criatividade + Ação = inovação. Nesse contexto,  o Congresso discutirá o papel fundamental das instituições de ensino no desenvolvimento de um ambiente que estimule a criatividade e que favoreça a formação de indivíduos para se tornarem profissionais criativos e inovadores.

A idéia é dar continuidade às discussões feitas em 2008, a partir do tema  Empreendedorismo: Um Novo Passo para a Educação. A secretária de Educação Norma Lúcia explica que inovação e criatividade estão intimamente ligadas à capacidade de empreender. "O problema é que nem sempre o ser humano utiliza suas capacidades criativas e inovadoras".


Ainda segundo Norma, durante toda a vida o ser humano sofre um processo de inibição da criatividade natural. "Este processo tem seu lado positivo, pois a vida em sociedade requer certas regras e costumes. No entanto, traz um outro efeito: o bloqueio de nossa curiosidade, imaginação e criatividade", conclui.