Vinculado ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o Pelc vai beneficiar mais de 1600 jovens, com idade entre 15 e 24 anos, das comunidades de Portão, Vida Nova, Areia Branca, Itinga e Centro. Segundo o coordenador executivo da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, José Germano dos Santos, as atividades nos núcleos começam ainda este mês.
O foco do programa é garantir o direito de acesso às atividades esportivas, culturais e de lazer. "No entanto, queremos que estas atividades sejam transformadoras e capazes de proporcionar mais cultura e inclusão social nas comunidades", completa Luis Roberto de Araújo, coordenador de Políticas Sociais, de Esporte e Lazer do Ministério do Esporte. Ele ainda defende a integração entre as demais ações do Pronasci. "Só assim iremos alcançar o objetivo, com todas as ações beneficiando as comunidades e garantido a elas o direito ao lazer, à educação, à saúde," reitera.
Para o formando em Educação Física, Tiago Orleans, o trabalho como agente social do Pelc é uma oportunidade de transformar a realidade das pessoas. "O esporte e a cultura tem bastante força para atrair pessoas, independente de idade. O que vou fazer é atrair os jovens para o lado do lazer, da cultura e esporte para afastá-los da criminalidade", garante.