Salvador

SALVADOR PODE INSTALAR 4 UNIDADES DE PRONTO ATENDIMENTO À SAÚDE

vide
| 01/07/2009 às 21:23
Secretário José Carlos Brito e assessor do Ministério da Saúde, Jones Martins
Foto: Valdir Argolo

Salvador ganhará, no segundo semestre deste ano, as primeiras quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) em urgência e emergência, aumentando a capacidade de atendimento do setor e aliviando a superlotação dos leitos hospitalares públicos, bem como servindo de base para o Samu - Serviço Móvel de Urgência e Emergência.


O Ministério da Saúde investirá, em cada unidade, R$ 2,6 milhões para a construção e aquisição de equipamentos, além de repassar, mensalmente, R$ 250 mil para o custeio de cada uma das unidades. Os recursos foram garantidos hoje, em Salvador, durante encontro entre o assessor especial do Ministério da Saúde, Jones Martins, e o secretário municipal da Saúde, José Carlos Brito. 


A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vem agindo para garantir a vinda das UPAS para o município. O secretário José Carlos Brito informou que ainda estão sendo avaliados os terrenos pertencentes ao Município que se encaixam nos critérios necessários para a implantação das unidades, mas a Prefeitura já identificou os potenciais bairros que poderão abrigar as unidades em Salvador: Brotas, Subúrbio Ferroviário (Tubarão), Pau da Lima e Valéria.

As quatro UPAS de Salvador serão do tipo 3, a maior dentre os três tipos disponibilizados pelo Ministério da Saúde, totalizando 1.300 metros quadrados de área construída. As UPAS terão o padrão premoldado, com capacidade, cada uma, para atendimento de 450 pessoas por dia, com tempo de permanência de até 12 horas, 20 leitos de observação e uma equipe constituída por seis médicos para cobertura nas áreas de pediatria e clínica médica, com classificação de risco, obedecendo a um atendimento humanizado.