Apesar da variedade de atrações por todo Centro Histórico e do forte policiamento, o grande número de pessoas provocou empurra-empurra, transtornos e desistência para vários dos que tentaram aproveitar a noite de folia. O dia da véspera de São João (23) foi marcado por recorde de público e confusão.
Quem tentou ver Val Macambira, Falamansa e Virado no Mói de Coentro, no Terreiro de Jesus, teve que se desdobrar para ver os shows. Como havia apenas um acesso à praça para quem vinha do Centro da Cidade, a entrada do Largo era o local de maior tumulto. Alguns querendo entrar porque não sabiam que o local já estava completamente lotado e muitos tentando sair por não estarem aguentando a superlotação do Terreiro.
"È impossível ver e curtir algum show neste lugar desse jeito. Vim todos os outros dias, mas hoje isso aqui está insuportável. Brigas, empurrões, roubos... todos os dias que estive aqui deu para dançar forró e hoje não conseguia pra dar uma volta no meu próprio eixo nesse Terreiro de Jesus. Estou indo para casa", disse a advogada Poliana Dias.
Embora a circulação em outros locais do Centro Histórico fosse mais fácil e a gama de atrações fosse imensa (Festival de quadrilhas, apresentação de repentistas, bandas de fanfarra e grupos de forró), grande parte das pessoas não conseguiu assistir os shows e voltou para casa. "Fiquei lá dez minutos com minha esposa, não aguentamos e saímos", afirmou o professor Ubiratan Costa.
Na noite de hoje (24), a principal atração do São João no Pelourinho será o cantor Daniel, que tem show marcado para às 22:30 e ainda contará com Zelito Miranda e Raimundo Sodré, respectivamente para abrir e encerrar os festejos do palco principal, no Terreiro de Jesus. (Marivaldo Filho, repórter)