Salvador

SÃO JOÃO DO PELOURINHO SEGUE COM ATRAÇÕES E O PERNAMBUCANO ZÉ DUARTE

vide
| 20/06/2009 às 20:00
Apresentação de quadrilhas no Pelourinho na próxima segunda-feira
Foto: Carlos Alcântara

A programação de São João do Pelourinho segue nesta segunda-feira (22) com diversas atrações e opções de lazer para todas e idades e gostos que não vão deixar ninguém arredar o pé do imenso "arraiá" que acontece até o dia 24 nos largos e praças do Centro Histórico de Salvador.

O São João nos largos do Pelourinho, Tereza Batista, Pedro Archanjo e Quincas Berro D'Água, que fazem parte da programação oficial do São João da Bahia, é uma iniciativa do Programa Pelourinho Cultural (Ipac), com apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura.


Largo do Pelourinho


A programação no grande e tradicional Largo do Pelourinho - em frente à Casa de Jorge Amado - começa às 19h com o forró pé de serra do Balanço do Forró. Em seguida, às 21h, as quadrilhas Raízes do Iguape e G-Dacc Curação dão um colorido todo especial ao São João do Pelô. Às 23h30, o pernambucano Zé Duarte vai mostrar ao público os grandes sucessos que marcaram os seus trinta anos de carreira. No seu currículo, estão quinze LP's e treze cd's que já lhe renderam dois discos de ouro e um de platina. "Sinto muito orgulho de poder tocar para essa juventude, pois venho de uma época que nós tirávamos a sanfona do estojo e carregávamos ela em um saco para ninguém saber o que era. Até o próprio nordestino tinha vergonha de dizer que ia a um salão de forró", recorda Zé Duarte.


Para encerrar a noite em grande estilo, o grupo de samba junino Viola de Marujo vai apresentar o tradicional samba do recôncavo com elementos da música contemporânea, como os instrumentos de corda, valorizando também o candomblé, através dos sambas tocados nos terreiros.


Ruas do Centro Histórico


No começo da tarde, às 17h, o clima junino e descontraído já toma conta das ruas do Pelourinho com a banda Tambores e Cores que levará o som alucinante dos tambores e o ritmo dançante do afro-reggae às ruas e ladeiras do Centro Histórico de Salvador. Em seguida, às 19h, o clima de fraternidade e interação dá tom da festa com o Arrastão do Abraço.


Largo Pedro Archanjo


O forrobodó no Largo Pedro Archanjo começa às 21h com o tradicional trio nordestino Canarinho do Norte, com mais de trinta e cinco anos de estrada. "Quem for ao show vai curtir um forró de qualidade feito por quem entende. No repertório têm algumas canções minhas e do grupo, além dos clássicos de Gonzagão e Jackson do Pandeiro", conta Maria José Cerqueira, produtora do trio.

Em seguida, quem comanda o arrasta-pé é o grupo de Zé de Tonha, a partir das 23h30 com seu repertório com o tradicional forró pé de serra e releituras de clássicos da MPB, do pop-rock e reggae transformadas em xote, baião e xaxado.


Largo Tereza Batista


A programação no Largo Tereza Batista começa às 21h com o som eletrizante do DJ baiano Môpa que irá levar a música eletrônica para os festejos juninos do Pelourinho. No repertório, hip-hop, MPB e o samba-rock. Em seguida, quem sobe ao palco é o grupo Forró do Semba que mistura dois ritmos bem brasileiros e promete não deixar ninguém ficar parado. "Nossa música une o forró com o samba, conhecido como o samba junino", conta Leonardo Reis, produtor do grupo.


Largo Quincas Berro D'Água


Neto de Procópio
, às 21h, abre a programação do Largo Quincas Berro D'Água e convida o público para dançar agarradinho ao som da sanfona, da zabumba e do triângulo através do autêntico forró pé de serra. Às 23h30 a alegria contagiante da axé-music toma conta do Largo Quincas Berro D'Água na bela voz da talentosa cantora Kris Miraih, natural de Itapetinga, interior da Bahia, com uma sólida carreira internacional que inclui shows na Itália, Espanha, Portugal e França.