Salvador

VEREADORA DESEJA QUE NOVA PRAÇA NO RIO VERMELHO TENHA NOME CARYBÉ

vide
| 15/06/2009 às 17:34

A nova praça que a prefeitura está construindo na Rua Nelson Gallo, no bairro do Rio Vermelho, deverá receber o nome do artista plástico Carybé. Este é o teor do projeto de lei nº 174/09, apresentado na Câmara Municipal pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), onde deixa claro que a sugestão é dos moradores da região, "que reconhecem as grandes contribuições do artista à cidade de Salvador, que foi em diversas vezes lembrada nas obras de Carybé".


Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, ceramista e entalhador, Hector Julio Páride Bernabó (Carybé), nascido em Lanús, na Argentina (1911 -1997), conheceu Salvador em 1944 e em 1950 mudou-se definitivamente para a capital baiana, naturalizando-se brasileiro em 1957.

"Ele se interessou pela religiosidade e cultura locais", ressalta Aladilce, frisando que Carybé passou a participar ativamente do movimento de renovação das artes plásticas, ao lado de Mário Cravo Júnior, Genaro e Jenner Augusto.


A obra de Carybé conta com cinco mil trabalhos, entre pinturas, desenhos, esculturas e esboços. Ilustrou livros de Jorge Amado e Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez. Era obá de Xangô, posto honorífico do candomblé. Morreu do coração durante uma sessão num terreiro de candomblé. Uma parte da obra de Carybé se encontra no Museu Afro-Brasileiro de Salvador. São 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia. Cada prancha apresenta um orixá com suas armas e animal litúrgico.