Salvador

PREFEITA DE LAURO REGULAMENTA CONSELHO POLÍTICAS PARA JUVENTUDE

vide
| 14/06/2009 às 18:44
Conferência Livre Para Juventude em Lauro de Freitas
Foto: Depom Lauro
Cerca de 171 propostas das mais de 500 elencadas nas Conferências Livres da Juventude se encaixam no eixo de Educação e Emprego. A informação foi dada por Sócrates Santana, diretor do Departamento de Juventude da Prefeitura, durante audiência na Casa do Trabalhador.


Para o diretor, o bom número de propostas neste eixo reflete o senso crítico do jovem laurofreitense. "Nossa juventude não se ateve apenas a buscar melhorias apenas para a cultura, esporte e o lazer", completa. Segundo Sócrates, o debate durante as conferências livres foi de bom nível qualitativo.


As propostas das Conferências serão enviadas aos vereadores junto com o projeto de criação do Plano Municipal de Políticas para a Juventude. Segundo o secretário de Governo, Apio Vinagre, a construção participativa e a presença de vereadores nas audiências facilitarão a aprovação na Casa Legislativa.


CONSELHO

Ao lado do deputado Yulo Oiticica, a prefeita Moema Gramacho, assinou o projeto de lei que regulamenta o Conselho Municipal de Políticas para a Juventude, criado em 2005. O documento, que será enviado à Câmara Municipal prevê um maior número de cadeiras para a sociedade civil e a presidência paritária, onde presidente e vice serão sempre do Poder Público e da sociedade ou vice-versa.


Moema destacou que a juventude do município é atuante e não pode ser usada como massa de manobra política, como se fazia antigamente. "O lugar do jovem é na mesa de discussão, é na política. Nossa juventude não é somente para segurar bandeiras", completou a prefeita.


As propostas elencadas nas conferências foram também aliadas aos projetos voltados para o público existentes na cidade, como o Protejo, vinculado ao Pronasci e que beneficia 115 jovens, o Juventude Cidadã com 400 beneficiados, o Trilha com cerca de 600 inscritos, e o Pelc, com mais 1600.


A última audiência da juventude trouxe mais um programa, o Juventude N´Ativa, executado pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Combate a Pobreza. "Inicialmente serão contemplados 200 jovens com idades entre 16 e 24 anos e em situação de vulnerabilidade social", informa o coordenador do projeto, Anderson Santos.