Com o objetivo de homenagear o líder comunitário José Alves, em reconhecimento por sua luta por melhorias para a comunidade da Palestina, o vereador Alfredo Mangueira (PMDB) sugere ao prefeito João Henrique, por meio da Indicação nº 120/09, que denomine a Unidade de Saúde da Família do bairro de USF José Alves.
Ele argumenta que entre as antigas lutas do líder comunitário estava justamente a construção da unidade do PSF e lembra que no discurso de inauguração "o prefeito deixou claro seu reconhecimento ao saudoso líder comunitário José Alves".
Natural de Pernambuco, Alves radicou-se em Salvador no bairro da Palestina. "Apesar de sua deficiência visual, era exímio acordeonista e, sobretudo, defensor apaixonado do bairro que escolheu para morar, tornando-se um incansável batalhador pela implantação da sua infra-estrutura", frisa Mangueira na justificativa.
Entre as obras de vital importância para o bairro, fruto da luta de José Alves e companheiros, o vereador cita, entre outras, a extensão da rede de energia elétrica, transporte coletivo, a passarela, a Unidade de Saúde da Família e a implantação de uma escola de 2º grau. "Sua luta não foi em vão e os resultados os moradores da Palestina ainda colhem, de modo especial a USF, que se pretende homenagear com seu nome", frisa Alfredo Mangueira.
A USF possui quatro consultórios médicos, dois odontológicos, salas de vacina e curativos, farmácia ampla, sala de espera, sanitários adaptados para deficientes físicos e auditório para palestras em educação e saúde, num total de 421 metros quadrados de área construída.