Uma cidade menos preocupada com sinistros como incêndios, inundações, resgate de pessoas será Alagoinhas partir das 10 horas desta sexta-feira, 5, quando prefeito Paulo Cezar e comandantes militares instalarem a unidade de Corpo de Bombeiros (subgrupamento) no município, com a presença dos cidadãos alagoinhenses, de todos os secretários municipais, vereadores e autoridades diversas.
"Estes seis meses de governo estão sendo de muita alegria, porque estou conseguindo realizar vários sonhos, como este que idealizei desde a época em que fui deputado estadual", disse o prefeito Paulo Cezar, um abnegado na luta para a instalação desta unidade em Alagoinhas. Justifica mostrando a grandeza da cidade: "Alagoinhas é um pólo, sendo referência para diversas cidades vizinhas. O nosso êxito serve como exemplo faz com que toda a região prospere", assegurou.
O subgrupamento irá funcionar no 4º Batalhão de Polícia Militar, localizado na Avenida Juracy Magalhães e será comandado pelo capitão Valdiogenes Almeida Cruz Junior. A unidade vai contar com 29 homens, a tropa local, e um caminhão Auto Bomba Tanque, para atender Alagoinhas e região.
A cerimônia do dia cinco contará com a formação da tropa, execução do Hino Nacional, continência à maior autoridade, seguida de descerramento de uma placa de agradecimento ao governador do Estado, Jaques Vagner, o prefeito Paulo Cezar, o comandante geral da Polícia Militar, Nilton Mascarenhas, coronel Dalto da Silva Barbosa, comandante de Operação Bombeiro Militar; tenente-coronel Joalde Barros Costa, comandante do 4º Batalhão (BPM) e tenente-coronel Marcelo José Soares Alves, comandantes do 2° GBM.
O prefeito Paulo Cezar afirmou que o local deve ser provisório, porque o 4° BPM não pode contar com dois comandos, além de a cidade ser próspera e necessitar de uma unidade em condições de crescer, passando a ter vários caminhões de combate a incêndio e um contingente maior de soldados do fogo. Disse que a sugestão para o subgrupamento ficar no 4° BPM foi dada ao comandante geral da Polícia Militar em um encontro deles em Salvador: "Encontrei o nosso conterrâneo, Nilton Mascarenhas, em Salvador, e solicitei esta providência, sendo atendido na hora", garantiu o prefeito.