Até o dia 10 de julho, 50 mulheres do município participam do curso promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Voluntárias Sociais.
O curso terá 163 horas com aulas sobre anatomia de pés e mãos, postura profissional, neurofisiologia do tato, métodos de esterilização, DST´s, direitos humanos, entre outras.
SAÚDE
Segundo o secretário de Saúde Luiz Carlos Galvão, o curso ajudará a reduzir a proliferação de doenças perigosas como a hepatite tipo C. "Além do talento, as mulheres vão aprender técnicas que são preciosas para melhorar a qualidade de trabalho delas". Para a prefeita Moema Gramacho, a capacitação vai servir também para elevar a autoestima das alunas.
"Nós mulheres temos que fazer nossas atividades cada vez melhor, principalmente aquelas que são estigmatizadas como femininas".
Manicure desde os 14 anos, Michele de Santana Santiago é autônoma e vai de casa em casa cuidar das unhas das clientes. Experiente na remoção das cutículas ela sabe da importância dos cuidados com o material de trabalho. "Tem que esterilizar bem para não transmitir doenças de uma cliente para a outra. Mas sei que ainda tenho muito a aprender nesta profissão e com o curso eu tenho esta chance".
Além de aprender, a chance que Elionai Paula de Jesus quer é entrar no mercado de trabalho. Trançadeira há 17 anos ela diz que espera trabalhar no salão como manicure ou na função que aprendeu com a mãe. "Sei que a gente tem que estudar e aprender todos os dias. Sem os cursos fica mais difícil arrumar emprego