Salvador

DESABAMENTO NA FEIRA SÃO CAETANO EM ITABUNA POR POUCO NÃO É TRAGÉDIA

vide
| 31/05/2009 às 14:02
Alguns boxes cederam e desrtruiram as instalações das casas comerciais
Foto: Waldy Gomes
 A Prefeitura de Itabuna divulgou nota oficial em que lamenta o acidente ocorrido na feira livre do São Caetano, o maior bairro popular da cidade.
 
  No documento, o município ressalta "o êxito das providências adotadas" na semana passada, que "evitaram acidentes de maiores proporções, preservando, inclusive a vida de pessoas."


  Parte da cobertra do canal que corta o bairro São Caetano, em Itabuna, desabou por volta das 11 horas da noite deste sábado. O trecho que cedeu fica em frente à feira do bairro e, apesar das várias barracas instaladas sobre a laje, ninguém ficou ferido.


  O que salvou muitas pessoas de uma tragédia foi o horário em que ocorreu o desabamento. De acordo com a Prefeitura, existem falhas no projeto que determinaram a condenação da laje.


  Segundo informações, o secretário de Agricultura, Marcelino Oliveira, vinha pedindo que os feirantes deixassem a laje, mas eles relutavam. O último apelo teria sido feito na quinta-feira (28).


  Nota Oficial

O Município de Itabuna lamenta o acidente que culminou com o desabamento de uma das lajes de cobertura do canal que atravessa a Feira do Bairro São Caetano, que causou prejuízos materiais aos comerciantes instalados naquele local.


Há cerca de uma semana a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Itabuna realizou uma vistoria no local, oportunidade em que constatou o risco de rompimento da laje e solicitou a imediata retirada das barracas ali instaladas.


O risco iminente de um acidente foi comunicado aos feirantes pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Itabuna - responsável pela administração da feira - e solicitada a inteira desocupação dos boxes, no sentido de evitar perdas materiais a humanas.

No sábado, 30 de maio, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Antônio Marcelino, e sua equipe, entraram em contato com cada um dos comerciantes do local, solicitando a desocupação imediata, no que foi atendido por alguns comerciantes.


O Município de Itabuna lamenta os contratempos e danos causados aos comerciantes e consumidores que realizam suas compras naquele local, ao mesmo tempo em que ressalta o êxito das providências adotadas, evitando acidentes de maiores proporções, preservando, inclusive a vida de pessoas.


O Município de Itabuna já adotou os devidos procedimentos legais, que incluem a abertura de sindicância pela Procuradoria Geral para apurar as responsabilidades sobre a obra.

Itabuna, 31 de maio de 2009.


CONDENADO

A Prefeitura já havia condenado a cobertura e avisado os feirantes para sairem dali. Poderia ter usado o poder de polícia e mandado remover as barracas, diante do perigo comprovado.

A partir de hoje, começa a remoção dos boxes instalados sobre a laje. O governo diz que toda a estrutura está comprometida (parte da cobertura foi construída na segunda administração de Geraldo Simões e parte na última de Fernando Gomes), mas o trecho que desabou ontem à noite foi obra de FG. 

  O Pimenta esteve no local agora pela manhã e verificou que outros pontos da laje apresentam falhas e desníveis. Ainda assim, muitos feirantes continuam vendendo seus produtos ali, indiferentes ao risco. Assim como a freguesia.


  A maioria dos feirantes costuma chegar à Feira do São Caetano antes das 4h da manhã. Nesta madrugada, eles depararam com um cenário que lembrava as áreas atingidas por terremotos.

Com o desabamento da laje sobre o canal (ver nota abaixo), muitos perderam bens materiais, mas poderia ter sido pior. (Com informações da Secom da Prefeitura e site Pimentamuqueca)