Salvador

WAGNER DIZ EM LAURO QUE É PRECISO CONSTRUIR CULTURA DE PAZ NA BAHIA

vide
| 29/05/2009 às 21:12
Governador Wagner, prefeita Moema e secretário Solla no Hospital Menandro
Foto: Danilo Magalhães / Decom

         O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner, e a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, inauguraram hoje (29) equipamentos públicos que vão beneficiar a região do Litoral Norte. Entregaram a 34ª Circunscricional de Polícia, em Portão, e o novo Centro Cirúrgico do Hospital Geral Menandro de Faria, seguindo para a Unime, onde lançaram o Protejo - Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável. Devido ao mal tempo, não foi possível inaugurar a via de ligação Caji/Jambeiro conforme agendado.


O terreno onde foi construída a delegacia e a própria construção do prédio foram viabilizados através de contrapartida da Prefeitura com empresas privadas. Para a platéia e imprensa, o governador reiterou o orgulho de apoiar iniciativas da gestão de Moema Gramacho. O Governo da Bahia investiu no mobiliário, além do efetivo de 17 policiais, duas viaturas e a instalação do Sistema de Informação e Gestão Integrada da Polícia, que permite busca de informação de ocorrência e carceragem registradas em todas as unidades das polícias Civil e Militar.


"Moema conseguiu aprovar uma lei que transforma em obra o débito dos empresários: ao invés de negociata está fazendo obras para o povo" discursou Wagner. Essa é a terceira delegacia do município, e passa a atender a comunidades de Portão, Buraquinho, Pitangueiras, Vilas do Atlântico, beneficiando mais de 50 mil pessoas.


COMUNIDADE

"Meu desafio agora é conhecer as necessidades desta comunidade", declarou a delegada titular, Luciana Cortes dos Anjos. Com experiência no combate a homicídios e grupos de extermínio, Luciana considerou as instalações da delegacia excelentes, bem estruturada, com espaços amplos e confirmou que o sistema informatizado já está funcionando "direitinho". Questionada sobre ser mulher e delegada de polícia, ela foi objetiva: "Mais de metade do efetivo de delegadas da Polícia Civil são mulheres". A 34ª Delegacia Circunscricional começa a funcionar já na segunda-feira, 1º de julho.


Para Wagner, a segurança no município está se estruturando. "Não que eu acredite que mais armas, mais delegacia e mais viaturas vão devolver a paz para as pessoas", disse o governador, acrescentando que isso só é possível através dos valores familiares, espiritualidade e iniciativa individual. "Não adianta cobrar do sistema lá fora, se não trouxermos esses valores para dentro de nossa casa", aconselha o governador. "Precisamos construir uma cultura de paz", disse dirigindo-se ao Secretário de Justiça Nelson Pelegrino, durante o ato de lançamento do Protejo. Wagner reforça a necessidade de atrair mais fábricas, gerar mais empregos, incentivar cooperativas para manter a mente longe da violência e da maldade. "Se não for assim, não vai ter delegacia para todo mundo".


  SAÚDE

Ao inaugurar a ampliação do Centro Cirúrgico e Obstétrico do Hospital Geral Menandro de Faria, Jaques Wagner foi surpreendido pelo choro de um bebê que acabava de nascer. O menino que ainda não tem nome, veio à luz às 17h45, filho de Janailan Batista dos Santos. O bebê nasceu saudável e chamou a atenção das equipes do Hospital. Com as obras, o Centro Cirúrgico passa de duas para quatro salas, com berçário, lactário, além de nova enfermaria pré-parto. Na ocasião, Wagner anunciou para o próximo semestre o início da construção de uma Unidade de Terapia Intensiva com cinco leitos.


Antes de sair do HGMF para o lançamento do Protejo, o Governador visitou ainda o cartório de registro instalado pelo Poder Judiciário no hospital. Para surpresa da auxiliar de produção, Valmira dos Santos Novaes, foi das mãos do governador Jaques Wagner que recebeu a Certidão de Nascimento da sua filha Emilly Novaes de Jesus, que veio ao mundo há três dias. "Estou me sentindo uma privilegiada, nunca imaginei que isso fosse acontecer comigo", confessa emocionada. Desde a inauguração, em agosto de 2007, já realizou mais de 1,5 mil registros.

   

O governador anunciou ainda que já liberou os recursos para o recapeamento da Estrada do Coco, e garantiu ajuda para as famílias vítimas das chuvas. Agradeceu a lisura com que a atual administração vem gerindo os recursos públicos mesmo com o encolhimento causado pela crise mundial. "O trabalho de Moema faz com que seja cada vez maior o aporte de recursos que o governo federal e estadual manda para Lauro de Freitas", reforça Wagner. Mas fez um prognóstico de que a partir de julho o orçamento do Estado volte à normalidade. "Como diz Lula, é com trabalho, trabalho e trabalho que se espanta a crise". Moema Gramacho agradeceu ao governador em nome das pessoas do município, e destacou a necessidade de humanização do atendimento tanto na Delegacia de Portão quanto no Hospital Geral Menandro de Faria


No lançamento do Protejo, na Unime, embalado pelas músicas da Banda Hip Hop RAPP, 115 jovens ouviram o governador e a prefeita Moema Gramacho destacar a importância do projeto para a formação da cidadania dos jovens de Itinga. "O foco do Protejo é a construção de cidadãos conscientes do seu papel na sociedade", afirmou a prefeita, lembrado que Lauro de Freitas abriga hoje quase todos os programas federais e estaduais voltados para juventude, como Projovem, Esporte e Lazer na Cidade, o Escola Aberta e o Segundo tempo.


Pai de quatro filhos, Jaques Wagner sabe da importância da educação e da presença dos pais na vida dos jovens. Os 115 beneficiados do protejo tem entre 15 e 24 anos e vivem em comunidade de vulnerabilidade e risco social e/ou envolvido em situação de violência. Além de capacitação em diversas oficinas de artes e esportes, vão receber bolsa de R$ 100. O protejo tem duração de um ano e mesmo depois do fim do período, o jovem continua acompanhado pela equipe multidisciplinar (pedagogos, psicólogos, sociólogos e educadores).


O governador foi acompanhado dos seguintes secretários: de Saúde, Jorge Solla, de Relações Institucionais, Ruy Costa, do secretário da Segurança Pública, César Nunes, do delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, subsecretário da SSP, Ary Pereira, a delegada geral adjunta da Polícia Civil, Emília Blanco, o diretor do DEPOM (Departamento de Polícia Metropolitana), delegado Ruy da Paz, e a diretora do DCCV (Departamento de Crimes contra a Vida), delegada Isabel Alice de Pinho.