Salvador

PREFEITURA INAUGURA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA NO BAIRRO DA PALESTINA

vide
| 29/05/2009 às 19:02
É a realização de um sonho que a comunidade". Foi assim que o presidente da Associação dos Moradores da Palestina, Valter Silva, resumiu a inauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) no bairro, nesta sexta-feira (29/05). "Estamos muito satisfeitos com a sensibilidade da Prefeitura por entender essa necessidade básica, que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nesta localidade", comemorou.

A USF, que começou a ser construída em 2004 e teve os trabalhos interrompidos e retomados no ano passado, na primeira gestão do prefeito João Henrique, com recursos próprios, vai beneficiar mais pessoas, que terão atendimento médico e odontológico no próprio bairro. "Era uma reivindicação antiga da comunidade, que agora passa a contar não só com o posto, mas também com sistema de transporte e, brevemente, com uma pracinha e outros benefícios", afirmou o prefeito João Henrique, acrescentando que o "que marca a atual gestão é a determinação e opção de cuidar de quem mais precisa do poder público, que são os mais humildes".


Também presente à inauguração, o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, destacou a importância da obra e do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo governo municipal. "Estou muito feliz com a parceria com a Prefeitura na inauguração deste posto, porque oferece além de atendimento, conforto e mais dignidade ao cidadão, o que mostra que a saúde pública do município está sendo tratada com seriedade". O ministro também fez um pedido especial aos moradores presentes para cuidar do novo equipamento, um patrimônio público.


O ministro Geddel aproveitou o momento para anunciar que já está liberando R$ 10 milhões, primeira parcela dos R$ 48 milhões que foram empenhados pelo Governo Federal para obras de reparo dos danos causados pelas chuvas na capital baiana.


O secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito, informou que a nova USF tem capacidade para duas equipes, sendo que uma - com 19 profissionais - já está trabalhando e nos próximos três meses a outra estará completa. "Temos trabalhado para melhorar a saúde do município, que encontramos muito precária, e aumentar a assistência à comunidade", afirmou.


Nos 415 metros quadrados de área construída da unidade da Palestina, estão distribuídos quatro consultórios médicos e dois odontológicos, salas para vacina e curativo, farmácia, uma ampla sala de espera e sanitários adaptados para deficientes físicos, além de um amplo auditório para palestras e educação em saúde.