Salvador

GUARDA MUNICIPAL FAZ PROTESTO, TUMULTUA TRÂNSTO E REALIZA CONFERÊNCIA

VIDE
| 28/05/2009 às 19:20
    No momnto em que Salvador realiza a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública para enviar propostas e representantes à Brasília ao final do mês de agosto, a Guarda Municipal criada para proteger o patrimônio da cidade fez uma greve parou o trânsito na avenida San Martin, tumultuou tudo e ainda entrou em confronto com a PM.

   O major da Polícia Militar (PM) Jassilandro, responsável pela 9ª CIPM, que esteve no local acompanhado de equipes das Rondas Especiais da PM (Rondesp), chegou a chamar reforços para liberar a via. Antes, os policiais tentaram negociar com o comando da paralisação, mas eles diziam que só liberariam o trânsito com a presença do secretário de administração, Pedro Dantas, ou do prefeito João Henrique.

   Foi um tumulto. Os sindicalistas que organizaram o movimeno por melhores condições de trabalho e salários reclamavam de empurrões por partes dos PMs, enquanto os policiais alegavam que os manifestantes incitavam o confronto.Belo exemplo da GM. 

   CONSEG

   A 1ª Conseg- Salvador contou com presença de Mariana Carvalho, secretária executiva do Ministério da Justiça. Em sua fala, ela destacou a importância da realização da conferência. "Em diversas áreas do conhecimento, as políticas públicas são formuladas desta maneira: com a participação de toda a sociedade. O primeiro passo está sendo dado, façamos desta 1ª Conseg um momento de construção de propostas para uma política nacional de segurança pública com cidadania", afirmou.

   Em seguida, o representante da Federação de Associações de Moradores do Estado da Bahia, Sargento Absolon Pereira Vieira, parabenizou a Guarda Municipal do Salvador (GMS) pela dedicação ao evento e disponibilidade sempre que é chamada para discutir o seu papel na sociedade. 

   
O Superintendente de Segurança Urbana e Prevenção à Violência - Susprev, Cel. José Alberto Passos Guanais Mineiro, enalteceu a criação do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), pois seu foco é fazer com que seus agentes trabalhem ativamente na elaboração de propostas voltadas para a cidadania.

   "Antes não se pensava na formação do homem para a proteção do cidadão. Hoje, segurança pública e prevenção à violência caminham de mãos dadas. Por isso, a importância das guardas municipais.

    Enquanto tinha esse palavrório surrealista, a GM fazia protesto, tumultuava o trânsito e mnchava a imagem da entidade.