Salvador

VEREADORES DE FEIRA ASSUSTADOS COM SITUAÇÃO PRECÁRIA HOSPITALCLÉRISTON

vide
| 27/05/2009 às 19:40
   "Ontem eu tive a infelicidade de adentrar no Hospital Geral Clériston Andrade e ver a situação precária da saúde em nosso município. Tive a impressão que eu estava num açougue, vi homens e mulheres misturados na enfermaria. Já eram 18 horas quando cheguei naquela unidade pra visitar uma pessoa que sofre de problemas cardíacos e complicações pulmonares, não encontrei nenhum médico, só havia técnicos de enfermagem e enfermeiros, a paciente estava totalmente inchada e abandonada".

  Esta foi à reclamação do vereador José Sebastião "Bastinho" (PRTB), hoje (27), em discurso proferido na Tribuna da Casa da Cidadania, no horário do pequeno expediente.

O parlamentar declarou que "a situação é de calamidade pública, não só de Feira de Santana como na Bahia e, certamente, no Brasil".
 
   Aproveitando o ensejo, o vereador conclamou políticos e representantes da saúde do município para discutir o problema e apontar soluções. Para "Bastinho" uma Sessão Especial talvez não seja suficiente para avaliar todas as questões de descaso que envolve a saúde. "Talvez seja preciso uma semana, quinzena ou até mesmo um mês intensificado, para tentarmos amenizar a situação", avaliou.


    FATOS SEMELHANTES

  Em aparte, a vereadora Gerusa Sampaio (PDT), se pronunciou sobre o caso, enfatizando que ela e os vereadores da Casa têm denunciados fatos semelhantes no Hospital Geral Clériston Andrade. Gerusa acredita que o problema da saúde, em Feira de Santana, pode ser amenizado através da parceria entre o município e o estado. A parlamentar disse que trabalhou 8 anos no Hospital Clériston e que tem conhecimento de causa.

  "A demanda no Clériston é muito grande, visto que o hospital atende pacientes de Feira de Santana e cidades circunvizinhas, mas mesmo assim está faltando humanização e respeito aos pacientes. Falta o atendimento na hora certa e no momento certo, muitas vezes vidas são ceifadas em virtude disso".


  Na oportunidade, o parlamentar Roque Pereira (PT do B), contou que ao visitar no Clériston uma pessoa da família dele que havia feito uma cirurgia, se deparou com o paciente no corredor da clínica cirúrgica. O vereador lamentou esse fato. "Todos sabem que existe uma bactéria naquele hospital e, infelizmente, o paciente sai de uma cirurgia e é obrigado a ficar naquele corredor. O caso é preocupante, o governo do estado, através do secretário de Saúde, Jorge Solla tem que tomar providências em relação a isso".


 

A defesa do Hospital foi feita pelo vereador Roberto Tourinho (PSB). "Estamos nos aproximando do período da eleição, no entanto, não pode existir palanque melhor de crítica do que o Hospital Clériston Andrade.

Para o vereador não tem como se comparar o Clériston de antes (governo Paulo Souto) com o de hoje (governo Wagner). "Lá no Clériston Andrade, hoje, existem obras e equipamentos de mais de 8 milhões de reais que estão sendo disponibilizados para as melhorias do hospital".

Tourinho finalizou seu discurso, convocando todos os 21 vereadores para visitarem as dependências do Clériston e, posteriormente, fazer um comparativo com o que tinha antes em termos de material humano, leitos, equipamentos, entre outros.