Salvador

JOVENS DO CAJI DEBATEM MEIO AMBIENTE, SAÚDE, ESPORTE E LAZER

vide
| 24/05/2009 às 10:19
Em meio aos transtornos causados pelas fortes chuvas que caem em Lauro de Freitas há mais de um mês, jovens do Caji se reuniram ontem (23), na quarta audiência livre "Jovens gera Ação" para debater "Bem estar sob o ponto de vista do meio ambiente, saúde, esporte e lazer". 

O coordenador de educação ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Rodrigo Stolze, que integrou a mesa da audiência, na Escola Municipal de Vida Nova, disse que como nada foi feito para impedir a devastação do ecossistema, aterramento de lagoas e invasão de áreas de preservação, era previsível que a situação dos alagamentos se agravaria mais cedo ou mais tarde no município. No entanto acredita que com a atual administração, que abre a participação da população, inclusive dos jovens, essa história está mudando.


"Lauro de Freitas saiu na frente em relação aos outros municípios, realizando audiências públicas para construir seu Plano Municipal de Juventude de maneira participativa, e isso a gente nunca viu antes", destaca o coordenador. Ele lembra que só na atual gestão, por exemplo, o município ganhou seu Plano Diretor para orientar a  comunidade e evitar problemas maiores.
 

Gerente de projetos da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, Carolina Nóbrega aposta na educomunicação - uso dos meios de comunicação como ferramenta para a educação ambiental, promovendo melhora do bem estar da população. A idéia, disse Carolina, é incentivar o jovem a se organizar para começar a perceber que ele pode promover transformações e até reverter o mal estar causado, por exemplo, pelas chuvas. "Muitas vezes o jovem se insere na política a partir do interesse pelo meio ambiente", observa Carolina que acredita no empoderamento da juventude através do uso dos meios de comunicação.


Carolina conta a experiência do Coletivo Jovem, encontro de jovens para discutir meio ambiente que teve o incentivo do Ministério da Educação e reúne moradores de Lauro de Freitas e Salvador. Os jovens do coletivo trabalham a comunidade através de programas de rádios, fanzines e nos fotoclips - slides de fotografias com música apresentados em praça pública para envolver a juventude numa mudança de atitude e na pratica do consumo consciente. "Temos que retomar as praças e não só para brincar e praticar esportes", disse.


As audiências livres são abertas a participação, como informa o diretor executivo do Departamento de Juventude, Sócrates Santana. As propostas elaboradas nesses encontros serão tratadas por grupos de trabalho e servirão de subsídio para elaboração de políticas públicas através do Plano Municipal de Juventude (PMJ). A próxima audiência livre acontece em 30 de maio (próximo sábado), em Areia Branca, na Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos, às 13h30.