"Lauro de Freitas saiu na frente em relação aos outros municípios, realizando audiências públicas para construir seu Plano Municipal de Juventude de maneira participativa, e isso a gente nunca viu antes", destaca o coordenador. Ele lembra que só na atual gestão, por exemplo, o município ganhou seu Plano Diretor para orientar a comunidade e evitar problemas maiores.
Gerente de projetos da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, Carolina Nóbrega aposta na educomunicação - uso dos meios de comunicação como ferramenta para a educação ambiental, promovendo melhora do bem estar da população. A idéia, disse Carolina, é incentivar o jovem a se organizar para começar a perceber que ele pode promover transformações e até reverter o mal estar causado, por exemplo, pelas chuvas. "Muitas vezes o jovem se insere na política a partir do interesse pelo meio ambiente", observa Carolina que acredita no empoderamento da juventude através do uso dos meios de comunicação.
Carolina conta a experiência do Coletivo Jovem, encontro de jovens para discutir meio ambiente que teve o incentivo do Ministério da Educação e reúne moradores de Lauro de Freitas e Salvador. Os jovens do coletivo trabalham a comunidade através de programas de rádios, fanzines e nos fotoclips - slides de fotografias com música apresentados em praça pública para envolver a juventude numa mudança de atitude e na pratica do consumo consciente. "Temos que retomar as praças e não só para brincar e praticar esportes", disse.
As audiências livres são abertas a participação, como informa o diretor executivo do Departamento de Juventude, Sócrates Santana. As propostas elaboradas nesses encontros serão tratadas por grupos de trabalho e servirão de subsídio para elaboração de políticas públicas através do Plano Municipal de Juventude (PMJ). A próxima audiência livre acontece em 30 de maio (próximo sábado), em Areia Branca, na Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos, às 13h30.