Salvador está sofrendo bastante com as chuvas que não param de cair sobre a cidade e continuam intensas nesta sexta-feira, 22, com trânsito caótico, ruas e avenidas alagadas, deslizamentos de terras, problemas no aeroporto, enfim, um caos generalizado. Quem pode o melhor é ficar em casa. A chuva segue até domingo próximo.
Já choveu 500,5 milímetros em maio e vento deve atingir velocidade de 6.17 m/s, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De ontem para hoje a Codesal atendeu 14 solicitações, incluindo dois desabamentos de imóvel em Tancredo Neves e Castelo Branco, dois deslizamentos de terra na Liberdade e São Cristóvão, uma árvore caída na Fazenda Grande III e ameaças de desabamento, queda de muro e deslizamento de terra.
A chuva também danificou o asfalto na Avenida Dorival Caymmi, criando um buraco em meia pista, no sentido Aeroporto. Também há pontos de alagamento na Avenida Paralela e em frente a Madeireira Brotas. A Orla de Salvador apresenta diversos pontos de alagamento e todos os semáforos estão quebrados entre Itapuã e Boca do Rio.
Com o mau tempo, o alerta de risco de saída das embarcações continua. Com isso, continua suspensa a travessia de veículos grandes através do ferry e de passageiros pelas lanchas. Esses serviços foram interrompidos na quarta, 20, de tarde e já tinham sido suspensos na segunda de tarde até o início da manhã de quarta, quando as condições do mar e vento tinham melhorado.
Aeroporto - A chuva também atrapalha o transporte aéreo no aeroporto de Salvador. Pelo menos cinco voos estão atrasados, sendo três chegando na capital baiana e dois saindo. As aeronaves que deveriam pousar em Salvador são operadas pela Gol e viriam de João Pessoa, na Paraíba, Maceió, em Alagoas e Natal, no Rio Grande do Norte. Já os saindo da capital baiana são da TAM, indo para Pernambuco, e Azul, para Campinas.
De acordo com funcionários da Infraero, o mau tempo está impedindo o pouso e decolagem de alguns aviões, mas nem todos os voos foram cancelados ou atrasados. A recomendação é que o passageiro entre em contato com a empresa aérea para confirmar se a viagem será realizada.
Energia - Os moradores de Periperi estão sem energia desde quinta, 21, às 18h15. De acordo com a Coelba, um cabo da Linha de Transmissão rompeu, caindo dentro de uma lagoa, numa área de mata, que tem difícil acesso. O problema atingiu 75 mil consumidores do bairro e regiões vizinhas, mas 70% desse público já tiveram a energia restabelecida, de acordo com a Coelba.
A empresa alega que o trabalho de reparação é dificultada por causa dos fortes ventos e chuvas. A previsão é que o problema seja resolvido às 9 horas desta sexta. Esse foi o caso mais abrangente de interrupção de energia nesta manhã, mas outros pontos da cidade também estão com o fornecimento comprometido por conta da chuva. Os nome dos outros locais sem energia ainda não foram divulgados.
|