(Atualizada às 9h20min, sábado, 23/5)
Em nota divulgada no início da madrugada deste sábado, a administração do Terravista Condomínio, Resort e Golf informou que o avião que caiu na pista de pouso do local fez contato com a rádio do aeroporto, informando que estava em condições de pouso. Segundo os bombeiros, 15 pessoas morreram no acidente que ocorreu na praia de Trancoso, na Bahia.
De acordo com o resort, antes do pouso, a tripulação da aeronave teria falado com o Controle de Porto Seguro e com a Rádio do Aeródromo Terravista e informado que estava em condições visuais para pousar na pista particular. Depois disso, nenhum outro contato foi feito pela tripulação.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram encaminhadas para o local e combateram o incêndio provocado pela explosão da aeronave. Às 9h deste sábado, eles começaram a remover os corpos dos passageiros. Às 9h30, uma equipe uma equipe de investigação de acidentes aeronáuticos da Força Aérea se deslocava para o local.
Segundo a Aeronáutica, o acidente ocorreu às 21h13. O avião, um bimotor modelo King Air B350 com capacidade para 10 passageiros, partiu do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 18h31. O prefixo da aeronave era PR-MOZ, de acordo com a Aeronáutica.
Segundo testemunhas, o bimotor voava baixo e teria explodido antes de bater em uma árvore e cair próximo à cabeceira da pista de pouso. O local é de difícil acesso e cercado de mata densa. No momento do acidente chovia na região, mas se desconhece se o mau tempo influiu na queda do aparelho.
A aeronave pertencia ao empresário Roger Wright, proprietário de uma empresa de investimentos. Ele teria uma casa dentro do resort. As primeiras informações são de que Wright, a mulher e dois filhos estariam a bordo do avião e teriam morrido no acidente.
(Atualizada aos 28 minutos)
Um avião, modelo King Air, caiu em uma pista privada do Aeroporto Terravista, em Trancoso, na Bahia, na noite desta sexta-feira. Onze pessoas morreram, entre elas o proprietário do avião, Roger Ian Wright, que é sócio fundador da Arsenal Investimentos, e sua esposa, Lucila Lins.
A aeronave deixou o aeroporto de Congonhas na noite desta sexta. O acidente aconteceu às 21h10. Não há confirmação de que a chuva da região tenha influenciado no momento do acidente. O avião explodiu a 150 metros da cabeceira da pista. No momento do acidente, havia oito pessoas a bordo, mais três tripulantes.
Wright era responsável pela área de Capital Advisory e membro ativo da equipe de Corporate Finance do Arsenal. Foi sócio e membro da Diretoria Executiva do Banco de Investimentos Garantia e do Conselho de Administração do Credit Suisse First Boston Garantia.
O Aeroporto Terravista é dedicado exclusivamente ao atendimento de aeronaves executivas. A pista tem 1.500 metros e é exclusiva para proprietários das casas do condomínio e clientes do campo de golf.
(Notícia de 23h40min)
O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou na noite desta sexta-feira (22) a queda de um avião bimotor na região de Porto Seguro, Bahia.
Segundo a Aeronáutica, o avião, modelo King Air, com 11 pessoas a bordo, caiu e pegou fogo na cabeceira da pista. O avião decolou de São Paulo às 18h30 e caiu às 21h13. O local é de difícil acesso.
De acordo com a Aeronáutica, não há informações ainda sobre as circunstânxcias da queda da aeronave.
Uma equipe da Aeronáutica que vai investigar as causas do acidente já decolou do Recife em direção ao local, mas um possível resgate será feito pelo corpo de bombeiros.
O Corpo de Bombeiros de Porto Seguro informou que destacou carros e soldados para o local. Ambulâncias do SAMU também estão se locomovendo para a área.
CABECEIRA
DA PISTA
O acidente teria ocorrido próximo à cabeceira de uma pista de pouso.
Conforme relatos de funcionários do resort a policiais militares, o avião vinha perdendo altura ao se aproximar do local, quando bateu em uma árvore. Testemunhas disseram ter visto o avião pegando fogo antes da queda.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram encaminhados para o local. Policiais militares que estiveram no local relataram que a aeronave pegou fogo e todos os tripulantes e passageiros morreram. A informação, no entanto, não foi confirmada oficialmente. O dono da aeronave teria uma casa dentro do resort.