Salvador

MILHARES DE PESSOAS PARTICIPAM DA MISSA CELEBRADA PELO PADRE MARCELO

vide
| 19/05/2009 às 23:25

A celebração ao ar livre contemplou o título de Venerável e o jubileu de ouro das Obras Sociais Irmã Dulce

Milhares de admiradores da vida e obra de Irmã Dulce participaram, nesta terça-feira (dia19), na Praça. Irmã Dulce, Largo de Roma, da missa em Ação de Graças pela recente concessão do título de Venerável concedido a Irmã Dulce pelo papa Bento XVI, no dia 03 de abril, em audiência no Vaticano.


Pacientes do Hospital Santo Antônio, mantido pela instituição, funcionários, autoridades, colaboradores, voluntários e os fiéis presentes receberam uma bênção especial de Dom Fernando Figueiredo, bispo de Santo Amaro (SP), e Dom Josafá Menezes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador.


O prefeito João Henrique destacou a importância dos feitos de Irmã Dulce aos baianos, que de coração aberto e com sua fé dedicou toda sua vida em beneficio ao próximo. Ao longo de cinco décadas de história, a OSID vem construindo uma atuação de referência em áreas como saúde, assistência social, educação, ensino médico e pesquisa científica. A instituição já desponta hoje como o maior complexo de saúde 100% gratuito do Brasil.


Foram comemorados também os 50 anos de atividades da Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), considerada a maior instituição filantrópica do Brasil. No final da missa padre Marcelo Rossi cantou um hino de louvor e deu inicio oficial aos festejos do jubileu de ouro da instituição.


As homenagens serão finalizadas na tarde do dia 26 de maio, dia do nascimento de Irmã Dulce e da OSID,  com a celebração de missa solene, presidida pelo cardeal D. Geraldo Majella, na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, ao lado do Hospital Santo Antônio e da sede da OSID.


Reconhecimento


O papa Bento XVI reconheceu Irmã Dulce como 'Venerável', título dado pela Igreja a quem postumamente seja reconhecida a prática de virtudes heróicas, na primeira sexta-feira (3) de abril. A decisão, que foi tomada em audiência no Vaticano, autorizou oficialmente a concessão do título à freira baiana. A expectativa é que até o fim de 2010 a beatificação de Irmã Dulce seja realizada. O processo começou no ano 2000