Salvador

CHUVAS VOLTAM A CASTIGAR A CIDADE DESDE A NOITE DE DOMINGO, 17

vide
| 18/05/2009 às 17:12
As chuvas caem em toda à faixa litorânea de Salvador
Foto: BJÁ

  Desde a tarde de ontem (domingo) que chove sem parar em Salvador. Como sempre acontece, o volume de água atingiu em cheio o trânsito porque as ruas ficaram alagadas provocando lentidão no fluxo de veículos. Além do transtorno enfrentado pelos motoristas, moradores de áreas de risco temem por sua segurança com a ameaça constante de desabamentos e deslizamentos de terra. 


  Dois imóveis cairam e três ameaçam desabar na rocinha de Santo Antônio Além do Carmo nesta segunda-feira, 18. Gildava Souza Santos e o marido José Carlos Araújo Paz estavam com os quatro filhos em casa quando perceberam o deslizamento de terra perto de seu barraco.

 Eles conseguiram escapar ilesos e ainda salvaram uma televisão e outros pertences, mas estão sem ter onde morar e ainda por cima desempregados.

Não tinha morador no outro imóvel que desabou. Entre os três que ameaçam cair, apenas um tem morador, que não está no local. De acordo com vizinhos, o proprietário chegava do trabalho no momento do deslizamento e, ao ver o problema, foi embora. Se as casas caírem podem atingir outros imóveis. Com medo, os moradores retiraram as telhas dos barracos que ameaçam cair para diminuir o prejuízo no caso de desabamento.

O boletim da Coordenadoria Especial de Defesa Civil (Codesal) divulgado por volta das 11h40 dava conta de 160 ocorrências. Foram 68 deslizamentos de terra, 1 galho de árvore caído, 1 desabamento de muro, 4 desabamentos de imóveis, 17 avaliações de imóveis alagados, 2 árvores caídas, 9 ameaças de deslizamentos, 5 ameaças de desabamento de muro, 36 ameaças de desabamento e 15 alagamentos de área.

Já as vias da cidade apresentavam trechos de alagamento desde as primeiras horas da manhã, além de semáforos defeituosos.

O congestionamento causou retenção no trânsito na região da Rótula do Abacaxi e na Avenida ACM, sentido Rótula, Avenida Lucaia e Avenida Paralela. Na Avenida Ogunjá, sentido centro da cidade; na avenida Bonocô, próximo ao retorno da Escola da Bíblia, alagamentos deixaram o trânsito lento. Uma poça d'água em frente ao Condomínio Amazonas também causava transtornos na Avenida Paralela. Motoristas também enfrentaram pontos de alagamento no Engenho Velho de Brotas, Boca do Rio e Largo de Roma.