Segundo a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Vera Lúcia Santos, a intenção é cadastrar mais 500 famílias até 5 de junho. Outras 525 já foram contempladas com o benefício na última sexta-feira, dia do lançamento oficial do PAS. Até agora, cerca de 3 mil pessoas já se inscreveram no programa. "Até o final do ano pretendemos incluir cerca de 2 mil famílias no PAS", afirmou a secretária. Ao longo de quatro anos de gestão, a estimativa é atender pelo menos 5 mil famílias.
Ainda segundo a secretária Vera Lúcia Santos, os cursos de capacitação profissional devem ser iniciados a partir do mês de julho. A iniciativa será executada com a parceria de outras secretarias do município, além de empresas privadas. Entre os cursos que serão oferecidos pela Prefeitura estão o de artesanato, corte e costura, informática, carpintaria, pedreiro, soldador, caldeireiro e encanador. "Estamos atendendo a demanda da própria população. A idéia é que boa parte desses moradores sejam inseridos nas indústrias instaladas na região", salientou.
Coordenado pela Sedes, o PAS é o projeto de inclusão social de maior impacto já apresentado no estado e um dos mais importantes do país. Isso porque é o único que repassa renda de até 80% do salário mínimo, além de garantir qualificação profissional para o cidadão. A iniciativa tem o objetivo de reduzir os índices de pobreza de São Francisco do Conde e garantir melhor distribuição de renda para a população.