Sepultada no Jardim da Saudade, em Salvador, nesta terça-feira, 12, a senhora Irene Irujo, ex-diretora do Sistema Nordeste de Comunicação, ex-diretora do Marazul Hotel e ex-esposa do empresário e ex-deputado federal Pedro Irujo (PMDB).
Ela morreu nesta madrugada no Hospital Aliança onde se encontrava para tratamento de um câncer antigo que a perseguia há 20 anos. Dona Irene Irujo era natural de São Paulo, mas vivia na Bahia há mais de 30 anos. Ela deixa dois filhos, Luiz Pedro e IEliete Irujo e três neto.
A pseronalidade de dona Irene emergiu na sociedade baiana quando, em 1980, a Rádio Sociedade, assim como a TV Itapoan e a Itapoan FM (surgida em 1978), passam a integrar o Sistema Nordeste de Comunicação, propriedade de um grupo de empresários liderado pelo espanhol basco naturalizado brasileiro Pedro Irujo.
Em 1981 a TV Itapoan inicia um contrato de retransmissão com o nascente Sistema Brasileiro de Televisão, parceria que encerraria em 1995. Em 1982 a Rádio Sociedade instala um transmissor de 100 kilowatts.
A partir desse momento, a família Irujo inicia também os caminhos da política partidária com a eleição de Luis Pedro Irujo deputado estadual e o apoio decisivo para a eleição de Fernando José, prefeito de Salvador, em 1988, substituindo Mário Kértész. Em 1990, embalado no fenômeno Collor de Mello, Pedro Irujo, o pai, é eleito deputado federal pelo PRN. Depois, transfere-se para o PMDB onde encerra a carreira política.
Em 1995 a TV Itapoan é adquirida pela Igreja Universal do Reino de Deus, passando a ser afiliada da Rede Record de Televisão. A Rádio Sociedade sofre o mesmo destino.
SOLENIDADE
Em 17 de outubro de 2006, a Sra. Irene Irujo participou da Cerimônia de Certificação do Programa Bahia Qualitur, no Centro de Convenções, como diretora do Marazul Hotel.
"Mais uma vez o Marazul confirmou o seu compromisso com a Qualidade, se certificando com o selo Qualitur, agora com nível mais elevado, prata. Foram meses de trabalho para podermos qualificar os funcionários e melhorar nossos processos", situou.