Salvador

MONSENHOR CRITICA ABANDONO DO CENTRO HISTÓRICO NA MISSA DO PADROEIRO

Vide
| 10/05/2009 às 20:39
Presidente da Câmara, Alan Saches (terno marron) acompanha a procissão do padroeiro
Foto: Divulgação

"A sociedade conclama mais vez para que o padroeiro de Salvador e da Câmara, São Francisco Xavier, interceda neste momento difícil vivido por nossa cidade", pediu o presidente da Câmara, vereador Alan Saches (PMDB), no domingo, 10, na Catedral Basílica, durante a secular celebração ao santo protetor dos soteropolitanos.

A tradição foi mantida e garantida pelos vereadores para o próximo ano, quando a solenidade religiosa completará 324 anos de fé cristã. A missa solene foi presidida pelo pároco monsenhor Ademar Dantas dos Santos, que, em sua homilia, lembrou as duas vezes em que São Francisco Xavier intercedeu para livrar Salvador de epidemias e doenças. Pediu para que o santo protetor livre a capital baiana da dengue, das chuvas e da gripe suína.


Ainda na missa, monsenhor Ademar solicitou das autoridades executivas mais atenção para o Centro Histórico. "Por favor, vamos amar mais esta cidade com atos". Após a celebração, em procissão pelo Terreiro de Jesus, com a Banda de Música da Polícia Militar entoando hinos sacros, vereadores, religiosos e populares se revezavam na condução do andor com o busto relicário de São Francisco Xavier.


Participaram da celebração ao santo protetor os vereadores Alan Saches (PMDB), Joceval Rodrigues (PPS), Pedrinho Pepê (PMDB), Dr. Pitangueira (PRB), Sandoval Guimarães (PMDB), Vânia Galvão (PT) e Alemão (PRP). Diretores e servidores da Casa, populares e guias turísticos também prestigiaram a tradicional festa religiosa que coincidiu com o Dia das Mães.