Devido ao tempo chuvoso que tem se registrado em Salvador nos últimos dias as praias não são uma boa opção de lazer para o fim de semana, mesmo que o tempo se apresente ensolarado no feriado do Dia do Trabalho, no sábado ou no domingo.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) alerta que nesses períodos as praias podem estar contaminadas pelo arraste de detritos diversos, carreados através de galerias pluviais (bocas-de-lobo), rios, córregos e canais de drenagem, causando sujeira na areia e um aumento considerável de concentração bacteriana nas águas.
Semanalmente o órgão ambiental divulga o boletim de balneabilidade, indicando as praias próprias e impróprias para o banho. Mas o critério de classificação da praia é definido pelo exame bacteriológico de amostras de água, colhidas nas cinco semanas anteriores e com isso ele nem sempre reflete os efeitos de chuvas recentes. Para o IMA o banho de mar é sempre desaconsalhável após dias chuvosos e nas embocaduras de rios urbanos, ainda que eventualmente o boletim de balneabilidade defina a praia como própria.
CRITÉRIO
O critério que define a balneabilidade de uma praia é estabelecido pela Resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). As praias consideradas próprias são aquelas nas quais em 80 por cento, ou mais, de um conjunto de amostras colhidas nas cinco semanas anteriores, obtidas sempre no mesmo local, houver no máximo 1 mil coliformes fecais em 100 ml de amostra de água.
Se o número de colifores superar essa marca, a praia é considerada imprópria.