Poetas baianos como Aleilton Fonseca, Cleise Mendes, Damário Dacruz, Mabel Velloso e Washington Queiroz, exibem suas criações, com interferência fotográfica de Cristiane Oliveira, na exposição "Palavra Mãe", no Shopping Paralela. A noite de autógrafos acontece no dia 4 de maio, às 19h e 30min, na praça central. A mostra fica em cartaz até o dia 17 de maio.
"A mostra é uma proposta cultural para refletir sobre a mãe no conceito mais amplo da palavra mãe, nas suas várias conotações, como mãe natureza, mãe terra, mãe pátria até a nossa mãe genética", afirma Fernando Oberlaender, curador e diretor de arte da exposição. Ele acredita que o público vai se surpreender com os poemas expostos. São 20 plotagens, no tamanho de 80X60 cm com poemas e fotos. Também serão autografadas no dia 4 de maio reproduções em cartazes e cartões postais, à disposição do público.
A escritora Mabel Veloso se diz "toda orgulhosa" por participar da exposição. Entre os poemas que vai apresentar, destaca "Eu Mãe"e "Mãe Canô", em homenagem à sua mãe. Explica que seus versos são simples, afinal, "minha poesia fica amarrada às ruas estreitas de Santo Amaro", sua terra natal. Washington Queiroz, por sua vez, traz uma provocação no poema "Em torno de um poema sobre Clara Polzl". Ele fala das mães de Hitler, Beethoven, Fernando Pessoa e Fernandinho Beira Mar, indagando: "como essas mães olharam esses bebes quando eles nasceram? Existe alguma diferença nesse olhar?"
Vale destacar que esta é a primeira ação cultural do Shopping Paralela, que acabou de ser inaugurado, e sinaliza a valorização da arte e da cultura no seu relacionamento com o público. A expectativa é que os baianos prestigiem e aproveitem a oportunidade não só para conhecer e reconhecer os poetas baianos como para refletir sobre as mães do mundo, através dos seus versos estampados na exposição e conhecer o mais novo shopping da cidade.