Salvador

PREFEITO ANUNCIA PARA A TARDE PROJETO NOVO PROJETO VIÁRIO NO IGUATEMI

Vide
| 24/04/2009 às 00:05
Pressionado por empresários que nesta quinta-feira, 23, visitavam as obras de ampliação do Salvador Shopping, o prefeito João Henrique acabou antecipando a divulgação do projeto que pretende desafogar o trânsito em áreas como a Paralela e a Tancredo Neves, vetores de desenvolvimento da capital.


O presidente do grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, principal acionista do shopping, e lojistas que já atuam no local reclamavam dos problemas enfrentados na região da  Tancredo Neves. A obra prioritária será o corredor para ônibus da  Paralela, que partirá da região do Iguatemi, irá até o aeroporto e custará  cerca de R$ 345 milhões.


Segundo Ernani Orrico Neto, da Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), a previsão é de que as obras deste trecho  comecem no segundo semestre deste ano e estejam concluídas de oito a doze meses depois.

Está prevista a construção de 23 viadutos, 23 passarelas, 14 mergulhos (pistas escavadas), além de 68,8 km de vias exclusivas para ônibus nos canteiros centrais de avenidas de vale. Caso seja concretizada, a obra mudará o cenário  das avenidas Paralela, Tancredo Neves, Vasco da Gama, ACM, Juracy Magalhães Júnior, Barros Reis e San Martin.

Apesar dos objetivos ambiciosos, o projeto ainda não conta com recursos disponíveis. Mas a prefeitura aposta na escolha de Salvador como subsede da Copa do Mundo de 2014 como ponto de partida para parcerias público-privadas, investimentos de bancos internacionais e  com o Ministério das Cidades, que deverá disponibilizar verbas para a mobilidade urbana a locais que sediarão a Copa.

Batizado de Rede Integrada de Corredores de Transporte de Salvador, ou simplesmente Transalvador, o projeto é baseado nos sistemas viários de Curitiba e Bogotá (Colômbia).  É formado por três grandes corredores exclusivos de ônibus: o da Paralela, o da Vasco da Gama e o da Barros Reis, que abarca a Avenida San Martin.