Vide
Embora em menor proporção do que o município vizinho de São Francisco do Conde, Madre de Deus também foi atingido pelo derramamento de óleo da Petrobrás, ocorrido na última quarta-feira.
O óleo chegou às praias do Cação e Suape e nos manguezais ao redor. Desde quarta-feira, os fiscais da Prefeitura estão monitorando a região. De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), todo o óleo já foi retirado da água. As praias atingidas já estão liberadas para banho.
A Secretaria recomenda, no entanto, que os pescadores e marisqueiras aguardem os laudos finais e orientações do Insittuto do Meio Ambiente (IMA), para voltar às suas atividades.
A Prefeitura de Madre de Deus, através da Secretaria de Meio Ambiente, abriu um procedimento administrativo para apurar a gravidade dos danos e vai, junto aos órgãos de defesa do meio ambiente, responsabilizar os culpados.
"Não podemos permitir que Madre de Deus e sua população continuem sendo prejudicadas, por quem quer que seja e tenha o seu meio ambiente degradado", afirmou o secretário de Meio Ambiente, Alberto Argôlo.
A Semam tomará todas as medidas legais para a compensação dos danos causados à população e vai trabalhar na recuperação das áreas de manguezal.