Salvador

CRESCE MOVIMENTO CARAS-PINTADAS CONTRA FALTA DE PROFESSORES NO ESTADO

Vide
| 17/04/2009 às 14:26
   Cresce a cada dia o movimento dos estudantes caras-pintadas contra o governo do Estado devido a falta de processores estimada em mais de 7.000 no Estado. Nesta sexta-feira, secundaristas saíram mais uma vez às ruas da capital baiana para protestar contra a falta de professores nas escolas estaduais com manifestações na Oscar Cordeiro, Comércio, e no bairro de Plataforma.

De acordo com o presidente da Associação Baiana dos Estudantes Secundaristas, Valmir Souza, baseado em estudos feitos pela Associação dos Professores (APLB), faltam 10 mil professores nas unidades de ensino da Bahia. Com 50 mil docentes ensinando na rede pública, faltam 5 deles em cada colégio, de acordo com Souza.

Os estudantes atribuem a falta de pessoal às contratações temporárias, feitas por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Para eles, a solução é a abertura de concursos públicos para a contratação definitiva de funcionários.

Em comentário na Rádio Metrópole, o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, disse que o movimento também se amplica pelo interior.

A situação atinge, de acordo com a Abes, diversos colégios da cidade, a exemplo do Central, Manoel Novaes, Odorico Tavares, Teixeira de Freitas e Severino Vieira, dentre outros. O mesmo problema é verificado em cidades do interior, como Madre de Deus, Candeias, Camaçari, Alagoinhas e Juazeiro.