O papel da imprensa e dos jornalistas é oferecer aos leitores informações sobre fatos e ações de interesse público. Aos jornalistas e aos veículos de comunicação competem informar à sociedade a maneira como as verbas públicas são administradas, como os (as) eleitos (as) pelo voto popular tratam os bens coletivos, bem como suas disponibilidades em prestar esclarecimentos sobre estes assuntos à comunidade.
O argumento de que as informações foram distorcidas e a classificação de que a publicação das reportagens integra uma atitude nazista são desmentidos pela prática adotada pelos profissionais e pelo veículo de comunicação, de garantir amplo espaço para que os entrevistados prestassem explicações sobre o assunto.
Num Estado Democrático de Direito a imprensa é livre para investigar, atuando com princípios jornalísticos e as noções mais elementares de decência e ética, inerentes a pratica do bom jornalismo de ouvir as partes, reunindo a maior quantidade possível de informações, cabendo aos representantes do povo a obrigação moral de prestar esclarecimentos à sociedade sobre os fatos e informações sobre suas ações no exercício do mandato eletivo.
Salvador, 16 de abril de 2009
A Diretoria do Sinjorba