Dezessete novos projetos destinados a dotar a Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev), antiga Guarda Municipal do Salvador, com equipamentos de segurança, treinamento especializado, programa de comunicação, ampliação do canil e aquisição de fardamento, dentre outros, foram encaminhados, na semana passada, pela Prefeitura do Salvador, ao Ministério da Justiça, que coordena o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - Pronasci.
Segundo o secretário da Sesp - Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp), Fábio Motta, a avaliação dos projetos deverá estar concluída em 60 dias. Atendendo a todos os requisitos exigidos no âmbito do programa, a Prefeitura aguarda a aprovação dos projetos encaminhados ao Pronasci - responsável pela articulação de políticas de segurança pública e financiamento nesta área.
Com recursos oriundos do Pronasci, a Prefeitura do Salvador vai ampliar a política de segurança municipal, reforçando, ainda mais, o apoio dado à Polícia Militar no patrulhamento das ruas. Dentre as ações a serem realizadas está o uso de armas de fogo por parte do efetivo da guarda municipal. Essa possibilidade está baseada em lei que permite aos municípios com população acima de 500 mil habitantes utilizar guardas armados. Um dos projetos encaminhados ao órgão também prevê a Academia da Guarda, onde os agentes receberão treinamento sobre técnicas de defesa e condicionamento físico.
REQUALIFICAR
Passando por um processo de requalificação da sua estrutura física, com previsão de ser concluída em julho, a sede da Guarda Municipal também abrigará um sistema de vigilância e monitoramento das principais avenidas, por meio de câmeras de vídeo localizadas, nesta primeira etapa, no bairro de Tancredo Neves. Posteriormente, o Núcleo de Monitoramento de Vigilância será expandido para outras áreas da cidade.
Com 1.413 guardas municipais realizando a segurança do patrimônio público e dando suporte à segurança da população nas ruas e parques de Salvador, a Guarda Municipal foi criada em agosto do ano passado e já se tornou um importante apoio da comunidade. Desde a sua criação, a Susprev vem promovendo ações de educação qualificada e continuada, como cursos, seminários e oficinas de capacitação.
Um dos programas em andamento é o Projeto Bolsa Formação, criado no âmbito do Pronasci, e destinado à qualificação profissional dos profissionais de segurança pública, contribuindo em sua valorização e o conseqüente benefício da sociedade. Além da qualificação, o guarda também tem acesso a uma bolsa de até R$ 400.