A escultura feita por Leo, que reproduz delicadamente pratos, taças e pães, está sendo feita com a ajuda do artista Juan Marques Silva e com o apoio da Associação de Artesãos de Itacaré (Asart). O presidente da instituição, Paulo Sérgio Santos, disse estar feliz por o artesão ter escolhido sua cidade para expor seu trabalho. "A comunidade local ganha muito ao conhecer a técnica utilizada, que gera um produto final muito bom", declarou.
A mesma escultura já foi feita em Balneário de Camboriú (SC), Guaratuba (PR), Jacumã (RN) e nas capitais Natal, Rio de Janeiro e Salvador, na Lagoa do Abaeté. Em Itacaré, é a primeira vez que o artesão expõe sua arte ecologicamente correta. De acordo com o artesão, a matéria-prima é a areia, que recebe um banho com água de cimento e é tingida com corantes. O produto forma uma película que pode ser retirada com facilidade e deixa o restante da areia intacto, podendo ser devolvido à praia.
Leo, que nunca frequentou uma escola de belas artes, diz que aprendeu tudo sozinho, trabalhando também com pedra-sabão, pedra calcária, madeira e concreto. Ele já rodou o país do norte ao sul, sendo conhecido mundialmente quando esculpiu a Seleção Brasileira pentacampeã. "Tenho um dom dado por Deus e que procuro usar para chamar atenção também para a importância de preservarmos a natureza, que fornece inspiração e a matéria-prima para as artes", afirmou o gaúcho criado em Porto Seguro.
Dia da Cultura
A Associação de Artesãos de Itacaré irá promover o Dia da Cultura, no dia 11 de abril, na Praia da Ribeira. Durante todo o dia, haverá apresentações de música e dança, além da exposição dos trabalhos dos artistas locais e palestras sobre meio ambiente, cultura e prostituição infantil. A atividade conta com o apoio da Prefeitura de Itacaré, através das Secretarias Municipais de Turismo e de Esporte, Juventude e Cultura.