O município passará a contar com mais 2.500 alunos e cerca de 45 novas salas de aula. Ainda na discussão das condições da transferência, ficou definido que o Estado fará a reforma de todas as unidades. A partir de agora, tanto a Secretaria de Educação de Alagoinhas, quanto o governo do Estado, realizam um levantamento das condições das escolas para, logo após, marcarem uma data para a assinatura de convênio entre os dois poderes. A assinatura do convênio vai acontecer em Alagoinhas.
O prefeito Paulo Cezar considerou importante a passagem das escolas para o âmbito municipal. "Nós estamos atrasados na municipalização do Ensino Fundamental, mas agora, em menos de três meses de gestão, já demos um grande passo para garantirmos esta condição imposta pelo Ministério da Educação", disse Paulo Cezar. Nesse primeiro ano, os recursos virão repassados do governo estadual para o município, mas, a partir de 2010, o governo federal, através do Fudep, repassará a verba para Alagoinhas.
"Lógico que vamos precisar de novos professores e faremos um processo seletivo. Mas estamos satisfeitos em acelerar o processo de municipalização da educação, da primeira à quarta série", afirmou a secretária Ana Sueli. As escolas que vão passar para a responsabilidade do município são as seguintes: Escola Miguel Fontes, Ana de Oliveira Campos, Heraldo Tinoco, Roberto Santos, Mário Laerte, João de Castro, Carlos Santana, Adalgisa Santos, Isaías Figueiredo, Iraci de Lima Fontes, Filadelfo Neto e Rotary Clube.