Salvador

PESQUISA APONTA SEGMENTO SAÚDE COMO O MAIOR PROBLEMA EM ITAPETINGA

Vide
| 21/03/2009 às 17:28
Prefeito José Carlos Moura luta por um hospital regional em Itapeting
Foto: Foto: Clevton Dias
Uma pesquisa encomenda pela equipe do prefeito de Itapetinga, o petista José Carlos Moura, apontou a saúde como o principal gargalo da administração pública da cidade. Os dados mostram que 54% da população aponta a saúde como a área que mais demanda investimentos no município de 62 mil habitantes.

A preocupação com a saúde supera a segurança pública, apontada como prioritária por 8% dos moradores. A segurança é, nacionalmente, a maior preocupação dos brasileiros, segundo pesquisa do Instituto Data Folha.


Para tentar superar o problema, o  prefeito quer buscar parcerias dos governos Wagner e Lula para construção de um moderno hospital que atenderia 14 municípios da região. "Nosso objetivo é ampliar o quadro de profissionais para melhorar o atendimento", afirmou o prefeito . Ele diz que Itapetinga hoje é uma cidade-pólo que atrai a população de 14 municípios.

O prefeito, em companhia do deputado federal Geraldo Simões, já manteve contato com o secretário Jorge Solla para a implantação do Samu 192 e a instalação de uma policlínica no município do sudoeste baiano. A policlínica reúne um conjunto de especialistas médicos.


Hoje diz José Carlos Moura, os casos mais complexos na área de saúde são encaminhados às cidades de Itabuna e Vitória da Conquista, que é referência em saúde no interior da Bahia. José Carlos Moura assegura  que deputados do seu partido, o PT, apresentaram emendas ao orçamento da União para o município.


Prioridades


 José Carlos Moura, de 56 anos, garante que vai trabalhar para diversificar a economia do município. A indústria calçadista é grande empregadora da cidade. Somente a Azaléia emprega 10 mil pessoas. "Queremos ousar fazer um governo participativo para superar os anos de atraso",promete ele.