Vieira relatou aos fiéis a situação dramática e preocupante pela qual passa o município, enfatizando que os maiores focos do mosquito transmissor da doença concentram-se nas residências, com índice de infestação de 16,1%. O secretário de saúde informou a participantes da celebração e aos representantes do clero que, até a terça-feira (10), já haviam sido registrados 13 óbitos.
Das vitimas, segundo Antonio Vieira, oito são de Itabuna, sendo confirmados laboratorialmente cinco casos de dengue hemorrágica e três casos suspeitos aguardam resultado do exame sorológico. Outros cinco óbitos provocados pela dengue são de pacientes de Floresta Azul, Buerarema, Itororó e Ubaitaba.
O secretário disse ainda que no próximo dia 19 será concluído o trabalho dos agentes da dengue, mostrando os efeitos das ações de combate ao mosquito transmissor, em relação à infestação predial. Vieira lembrou que os governos do município e estado estão empenhados no combate a epidemia e anunciou a contratação emergencial de mais 100 novos agentes comunitários de combate a endemias, ampliando o efetivo para 303 agentes.
NOVAS UNIDADES
Dentre as ações, o secretário também disse que na próxima sexta-feira, 13, serão inauguradas duas novas unidades e Pronto Atendimento para as vitimas da dengue. Uma funcionará em regime de 24 horas/dia na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, com suporte para atendimento em hidratação e, se necessário, encaminhamentos para internação hospitalar.
EM CADEIA DE RÁDIO
O prefeito Capitão Azevedo faz um pronunciamento através de uma cadeia de rádio, para falar sobre ações no combate a dengue e o resultado da audiência que teve em Brasília, com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Na oportunidade, o prefeito encaminhou um pedido de ajuda ao governo federal para ampliar o trabalho de combate à dengue em Itabuna, onde há o registro de mais de três mil casos da doença e mais de uma dezena de óbitos.
O ministro protocolou oficio com o pedido de apoio às ações realizadas pela Prefeitura Municipal de Itabuna no combate à dengue se comprometendo em enviar ao município, além de recursos financeiros, auxilio médico, equipamentos de apoio e disponibilizando recrutas do Exercito para o enfrentamento da doença.
Como resultado da audiência, ficou agendado para a próxima segunda-feira (16) um novo encontro em Salvador entre o ministro José Gomes Temporão e o prefeito Capitão Azevedo, para uma avaliação das ações que estão sendo realizadas em Itabuna em parceria com o governo do Estado, que transferiu para essa cidade o comando da Sesab.