Salvador

MAIS 3 MORTES EM ITABUNA DE PESSOAS VITIMADAS PELA DENGUE NO MUNICÍPIO

Vide
| 09/03/2009 às 23:16
Agnetes vasculham áreas de risco no bairro de Sao Pedro, em Itabuna
Foto: Foto: Vinicius Borges
  A dengue causou mais 3 mortes em Itabuna e o clima é de medo na cidade, embora a Prefeitura e o governo do Estado estejam atuando fortemente no município. Ontem, moradores do Bairro São Pedro realizaram uma ampla mobilização comunitária contra dengue através de uma varredura na avenida Pedro Jorge, na praça do São Pedro, nas ruas General Câmara, Santa Maria, São Jorge e Santa Bárbara, na parte baixa do bairro.
  O esforço será ampliado nos próximos dias, através de uma parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e Defesa Civil visando a aplicação de larvicida em áreas focos e intensificação da campanha na parte alta do bairro.

       
    Ângela Vieira Menezes, uma das líderes comunitárias envolvidas no projeto, explica que o esforço mobilizou cerca de 50 voluntários da própria comunidade e teve uma efetiva adesão da maioria dos moradores que estão preocupados com a questão da dengue em Itabuna. O trabalho também foi acompanhado e elogiado pelo secretário de Administração, Gilson Nascimento e técnicos da Prefeitura Municipal.

       
   O grupo de voluntários visitou imóveis e monitorou áreas consideradas de risco como a praça do São Pedro, onde foi encontrado um depósito lixo e poças de água que favorecem a proliferação do mosquito da dengue. Outra área referenciada pelos voluntários foi o canal do bairro, que corre a céu aberto e acumula um grande número de objetos plásticos jogados por moradores da área.

   
     CARÁTER EDUCATIVO

     Para Ângela Vieira, o esforço junto à população teve um caráter educativo e resultou num relatório que está sendo encaminhado à Secretaria de Saúde e à Coordenação Municipal de Combate à Dengue, com a relação de 30 imóveis em situação de abandono ou mesmo com tanques descobertos, transformados em verdadeiros focos de dengue na área. O trabalho vai facilitar a ação dos agentes de combate à dengue para aplicação de larvicida e outras ações a serem implementadas.