Pelo menos duas vezes ao ano o Porto de Salvador recebe uma carga de "yellow cake", concentrado de urânio (substância radioativa), proveniente de Caetité, onde funciona a INB - Indústrias Nucleares do Brasil -, sem que exista o devido monitoramento.
Transportado em caminhões, o material circula por vias centrais da cidade, em áreas de grande circulação de veículos e concentração populacional.
Para discutir a falta de legislação sobre o assunto, a Câmara Municipal de Salvador realiza na próxima terça-feira (10), às 9 horas, no plenário, uma sessão especial, requerida pelo vereador Carballal (PT), que vai contar com a presença de representantes dos grupos ambientais, Green Peace, Trabalhadores da Codeba, moradores de Caetité, empresas, UFBa, CUT (Central Única dos Trabalhadores), sindicatos e Ministério Público estadual e federal.
No mesmo dia, às 14 horas, uma marcha, com a presença do Green Peace e de estudantes e trabalhadores, se deslocará do Mercado Modelo para as Docas (imediações da sede da Polícia Federal), chamando a atenção para o problema.
Carballal apresentou à Câmara Municipal projeto de lei que regula o transporte, uso e estocagem de material de origem radioativa no perímetro urbano de Salvador.
REGULAR TRANSPORTE
A lei torna de competência do município fiscalizar, em cooperação com o Estado e a União, a geração, armazenamento, utilização, coleta, trânsito, tratamento e destino final de material radioativo empregado em finalidades de cunho medicinal, pesquisa e industrial em Salvador.
O objetivo, segundo o vereador, é garantir transparência para o trânsito e utilização de material de origem radioativa na cidade, aperfeiçoando a segurança ambiental e da saúde pública municipal.
O vereador lembra que a falta de controle destas atividades acarretou, em Goiânia, em 1987, em um gravíssimo episódio de contaminação por radioatividade, quando um aparelho utilizado em radioterapias (com o material césio-137) foi encontrado abandonado na zona central da cidade, foi desmontado e repassado a terceiros, gerando um rastro de contaminação que causou mortes e prejuízos à saúde da população.